4 passos para entender tudo sobre assessoria de imprensa e inbound marketing

13 set 4 passos para entender tudo sobre assessoria de imprensa e inbound marketing

* por NB Press

Em tempos de transformação digital e com o surgimento de novas formas de se comunicar, empresas passam a buscar soluções para promover a marca, produtos ou serviços. No entanto, muitas ainda não sabem qual o verdadeiro papel de cada estratégia. Confira nosso manual e alcance o resultado desejado sem erro:

“Pago a assessoria de imprensa, mas não consigo novos clientes”

Geralmente comandada por um jornalista ou um profissional de Relações Públicas, a assessoria tem como missão expor e cuidar da marca. Portanto, o trabalho tem mais relação com a solidificação do seu negócio nos meios de comunicação do que com o aumento das vendas propriamente dito. Já a metodologia do inbound marketing é perfeita para quem quer alavancar os leads, já que segue uma sequência lógica de etapas que se complementam de forma inteligente: atração, conversão, fechamento e encantamento. A prática possibilita alcançar um público mais engajado e propenso a consumir um determinado produto ou serviço e, consequentemente, fidelizá-lo.

“Quero sair apenas em grandes mídias!”

Tanto no inbound quanto na assessoria de imprensa a “venda” é feita de forma indireta. O objetivo é desenvolver conteúdos relevantes sem fins comerciais, que são publicados em diferentes veículos para apresentar as soluções oferecidas, sem fazer citação a produto, preço ou condições de pagamento. Portanto, não menospreze blogs e portais menores, pois a quantidade também soma no final. Assim, é possível conquistar aderência – no caso do PR –, preservar antigos clientes e arrematar novos – falando do Inbound Marketing.

“Entendi, mas qual a diferença entre os dois, então?”

A partir da produção de press releases, artigos ou outro material que possa servir como base de notícias, citações e entrevistas, a assessoria de imprensa tem como função entregar informações precisas e interessantes aos jornalistas. Também entram no escopo de trabalho eventuais crises, preparação de porta-vozes, organização de clipping e relatórios com todas as ações realizadas.

Já o inbound se baseia no marketing de conteúdo, que basicamente oferece materiais ricos (e-books, vídeos, infográficos, envio de e-mail marketing, posts em blogs e redes sociais e outros materiais qualitativos) que mostrem a capacidade das soluções que sua companhia pode disponibilizar para as pessoas.

“E no final das contas, consigo unir os dois?”

Claro! Várias agências acompanham as tendências e identificam a necessidade de atualizar seus conhecimentos, como acontece na NB Press. O custo-benefício de contratar uma equipe que seja expert em redes sociais, blogs, SEO, entre outras ferramentas do marketing, se faz essencial para conseguir crescer e alcançar o sucesso.

* NB Press Comunicação, agência especializada em relações públicas com portfólio de mais de 50 clientes. Para saber mais, acesse: nbpress.com e as páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

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