06 dez Agências de comunicação inovadoras falam sobre tendências, estratégias e relacionamento com as empresas e seus públicos, as mídias mais utilizadas, avanços em 2019 e projetos para 2020.”

 

Criada em 2007, a NB Press é uma agência de comunicação especializada na divulgação da marca nos principais meios de comunicação do país. Com a proatividade como marca registrada de seu trabalho, a empresa mantém um relacionamento entre a mídia e o cliente, criando estratégias diferenciadas para a marca em assessoria de imprensa com um trabalho permanente e cíclico. A agência estabelece como etapas fundamentais para o ciclo de assessoria de imprensa a inserção, sustentação, fidelização e ampliação da marca na imprensa. A NB Press também é especialista na produção de conteúdo institucional para divulgação online, como blogs, sites e newsletters, e em planejamento, criação e monitoramento de redes sociais.

Possui uma divisão para atendimento a startups e em linhas gerais atende a empresas de TI, ecommerce, varejo, fintechs, healthtechs, govtechs, edtechs e até infantil como Galinha Pintadinha há mais de 5 anos.

Foi responsável pelo lançamento de muitas startups e empresas de grande porte no país como 99, Grupo Arpex (Stone, Mundipagg, Pagar.me e Equals), Serasa Experian, Grow (Grin + Yellow), Viajanet, entre outras.

– Quando foi fundada?

2007

– Quantos clientes atende hoje?
40

– Cite até três

Galinha Pintadinha, Giuliana Flores, Hi Partners, Piticas, ViajaNet

– Quantos funcionários possui?
30

– Do total, qto por cento é de jornalistas?

80%

– Qto por cento em negócios a agência cresceu entre 2018 e 2019? (se cresceu)

35%

– Por que atingiu esse crescimento?

A aplicação de novos modelos de ferramentas para assessoria de imprensa; a mudança no perfil de contratações; a mudança do método tradicional do uso de press releases e sugestões de pautas; o acompanhando um novo modelo de trabalho no setor (menos mídias e jornalistas, excesso de pautas) e uma infinidade de novos recursos para saber ter a estratégia correta e certeira para uma verdadeira pauta feita com foco nos impactos que os temas pensados podem trazer à sociedade como um todo são fatores e tomadas de decisões da agência que contribuíram para essa evolução. Não adianta mais fazer o mais do mesmo. Esses diferenciais que acompanham um novo modelo é que atraem resultados mais certeiros e, consequentemente, mais indicações. A NB Press nunca fez prospecção ativa. Somos sempre indicados.

– Qual a expectativa de crescimento para 2020? (em %)

50%

– Por que acredita que vai atingir esse crescimento? Quais as apostas para 2020?

Temos uma carteira na média de 40 clientes com um ticket médio semelhante entre praticamente todos, com exceção das startups, que aplicamos valores mais acessíveis e uma metodologia de trabalho diferente, adequada para a inserção da marca. Nossa expectativa é chegar a 50 clientes em 2020, decorrentes de mais indicações e empresas que enxerguem nos diferenciais da NB o foco bem mais estratégico do que a antiga receita do bolo (release + follow + clipping) que não dá mais certo. O mercado mudou. Quem tem relevância de conteúdo + profissionalismo para buscar junto à marca bons insumos para imprensa (e assim ser relevante de verdade) e agilidade, certamente é mais ouvido, tem mais atenção e mais relação com a imprensa. O mercado editorial precisa disso cada vez mais para se diferenciar em notícias, matérias e artigos que realmente façam a diferença na vida das pessoas nessa avalanche de conteúdo. Conteúdo bom é o que agrega e se diferencia dos demais.

– O que faz para diferenciar seus pacotes de serviços das agências de grande porte? O que oferece a mais ou de diferente?

Atenção da diretoria (empreendedorismo), atendimento mais personalizado e customizado de acordo com a fase de cada marca, acompanhamento mais detalhado de ações estratégicas, flexibilidade de negociações, plus de serviços como pequenas revisões, olhar clínico e consultivo para auxiliar a marca em outros processos do marketing, preço.

– Que áreas/tipo de atuação a agência tem dado mais ênfase hoje? Por que?

Acreditamos que as techs são as novas gerações, as novas ideias e as que serão as grandes propulsoras de mudanças significativas no país…elas trazem o disruptivo, o novo, a mudança, a facilidade da tecnologia para nos locomovermos, realizarmos pagamentos, uma nova forma de aprendermos e vivermos, em absolutamente tudo na vida. A giek economy também muda a forma como tudo era feito antes. A NB Press sempre lançou marcas que mudaram formas de vivermos. Queremos continuar nesse segmento.

Sobre atuação, vamos continuar investindo em nosso carro chefe: assessoria de imprensa com esse toque de trazer diferenciais entre o que é texto e insumo de verdade. Acompanhar o que a imprensa pede hoje é o grande desafio das agências e é o que mais é preciso se fazer para se diferenciar.

– A agência tem se especializado em algum nicho de cliente? Qual? Por que esse interesse? Quantos clientes tem nesse nicho? Cite até dois

TI, ecommerce e techs. O interesse permanece nesses nichos porque continuam sempre sendo inovadores. São áreas que contribuem para mudanças e gostamos disso. Gostamos de contribuir com informação que ajuda a mudar a forma de pensar e agir das pessoas.

Clientes desses nichos: Impacta (Tecnologia); Giuliana Flores (ecommerce); techs (1Doc = govtech; Tutormundi = edtech; Interplayers = apoia com programas de aceleração as healthtechs; Acesso = fintech.)

– Lançou um novo serviço considerado inovador este ano? Qual? Como funciona?

Acredito que a inovação está na constante reciclagem da equipe e acompanhamento e compartilhamento de novas formas de agir para ser relevante com a mídia e a sociedade. Essa constância em se atualizar como anda o mercado, as mídias e a imprensa é o que sempre oportuniza fazermos o novo e o mais novo para o cliente, mesmo dentro da mesma área. Você deve ser sempre flutuante em alinhamento com o maior propósito de sua profissão: informar com interesse e propósito.

– O que de mais importante aconteceu com a agência este ano? (conquista de um novo cliente, criou uma nova unidade de negócio, mudança de sede, ganhou novo sócio etc)

Neste ano ganhamos um cliente de peso como Universal Music. Fizemos um job para várias unidades de negócios e conquistamos resultados expressivos para a marca. Além disso, aumentou a frequência na participação de concorrências que ainda estão para fechar com a NB de grandes feiras e eventos, a volta de ex clientes que mostra a fidelização que tiveram e a referência que construímos ao longo desses 12 anos e a efetivação da Head Geral de Operações, contribuindo para o trabalho cada vez mais assertivo para os clientes e a agência.

– Quais os planos para 2020? (planos concretos, como expansão, abertura de filial/nova unidade de negócios/evitar “continuar crescendo etc”)

Parcerias com agências que queiram unir forças para pautas mais concretas e relevantes; parceria com agências de marketing digital para complementaridade de serviços e mais força em pacotes de comunicação que agreguem redes sociais personalizadas com serviços exclusivos de cuidados de LinkedIn para executivos (cuidar da imagem dos empreendedores e empresários na rede, com conteúdos mais indicados ao perfil do profissional e ao universo que se conecta).

– Gostaria de acrescentar algo que não perguntamos?

Queria que as gerações que estão entrando no universo da comunicação esqueçam o mais do mesmo e busquem formas diversificadas de trabalho pensando sempre no impacto de seu trabalho na sociedade como um todo. Busquem sair do trabalho automatizado e “feijão com arroz” e invistam em entender a fundo o que a nossa sociedade precisa ler, ouvir e assistir para que ela tb reflita que estamos todos mudando e se todos percebermos que estamos no mesmo barco e pudermos remar na mesma direção, teremos um país melhor, em todos os campos, incluindo o da comunicação = que é o que nos leva a todo o restante.

Nicole Barros
CEO e fundadora da NB Press Comunicação

Ainda não há comentários.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.