Cinco dicas de e-mail marketing para alavancar as vendas no Natal

por NB Press e Thiago Reis*

O mês de dezembro é o mais promissor para aqueles que estão no setor de vendas. O recebimento do décimo terceiro e o próprio Natal, faz com que as pessoas comprem mais presentes. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa de faturamento neste ano é de R$ 8,428 bilhões – um crescimento de 12% em relação ao ano passado.

Mas para lucrar nessa época, é necessário fazer um bom planejamento. As ações nas redes sociais, assim como as campanhas patrocinadas de e-mail marketing são algumas das ferramentas utilizadas pelos e-commerces para atingir as metas e fechar o ano no azul. Confira cinco dicas de e-mail para garantir melhores resultados:

  • Aposte numa identidade visual específica para a data: Investir em uma linguagem visual diferenciada para e-mail marketing e o próprio site da loja durante as festas pode fazer a diferença nas vendas. Vitrines específicas com os produtos mais pedidos, separadas por idades, gêneros e valores são formas eficazes de chamar a atenção do seu consumidor.
  • Conheça o seu público: Quando o consumidor visualiza um e-mail marketing em que a loja o chama pelo nome e oferece exatamente os produtos de seu interesse, as chances de conversão são muito maiores. Use o histórico de compras para criar campanhas personalizadas e, assim, fidelizar o cliente, não só nessa data, mas também em oportunidades futuras.
  • Saiba seus pontos fortes e fracos: Os números de vendas trazem uma visão quantitativa do resultado das suas ações, mas só com eles não é possível saber o que está dando certo e quais os aspectos que ainda podem ser melhorados. Uma ferramenta de disparos com opções de relatórios completos agrega essa visão mais ampla e detalhada e possibilita a tomada de decisões de forma pontual.
  • Invista na recuperação de vendas: Muitas vezes o cliente abre o e-mail, se interessa pelas ofertas, mas não tem tempo para concluir a compra. Em outros casos, a abordagem pode não ter sido a adequada ou os produtos oferecidos não eram interessantes. Saber o motivo que leva o consumidor à desistência é fundamental para a formulação de estratégias eficazes para recuperação dessas vendas.
  • Faça promoções especiais: Além de trazer benefícios para os consumidores, é importante delimitar um período de validade. Sabendo que o desconto anunciado só estará disponível em um intervalo específico, o consumidor tende a fazer compras por impulso, motivado pela ideia de “oportunidade única”. Usar expressões como “últimas horas” e “ainda dá tempo” ao final da mensagem também é uma boa pedida.

* NB Press é uma agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com.br

* CEO da agência Pílula Criativa, Thiago Regis é formado em design, com especializações em Marketing Digital, Search Engine Optimization (SEO) e Inbound Marketing. Ele também é fundador da DroneVIP, empresa de filmagens aéreas em São Paulo. Regis também domina a arte de disparos de E-mail Marketing, além da criação de Sites, Landing Pages, Lojas Virtuais, Links Patrocinados, Infográficos e Planejamento Estratégico para Redes Sociais.

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