Quatro práticas que não podem faltar em uma assessoria de imprensa

05 jun Quatro práticas que não podem faltar em uma assessoria de imprensa

Por Nicole Barros *

O avanço da tecnologia está remodelando o mundo e, principalmente, a forma como nos comunicamos. O que era uma realidade incontestável anos atrás pode ser considerado algo ultrapassado atualmente. Esta nova realidade traz outra perspectiva ao trabalho da assessoria de imprensa, responsável pela divulgação de marcas nos principais veículos do país. Com uma área em constante transformação, confira quais são as principais práticas:

1 – Explore novas formas de conteúdo

Na era da Internet e da conectividade, investir em um bom conteúdo é essencial para garantir a melhor divulgação de uma marca ou produto. Contudo, isso não significa necessariamente produzir apenas releases, mas sim apostar e explorar novos formatos, principalmente aqueles que podem ser utilizados em diferentes canais. Posts em redes sociais, vídeos, podcasts, infográficos, entre outros modelos são ferramentas que garantem ótimos resultados de comunicação.

2 – Seja um verdadeiro consultor do seu cliente

Você sabia que na língua inglesa o assessor de imprensa é conhecido como advisor, que também pode ser traduzido como orientador ou consultor? Pois é, isso mostra a importância que este profissional tem na estratégia de divulgação de uma marca. Mas é preciso mostrar esse valor no dia a dia, indo além do trabalho rotineiro de comunicação, e oferecendo uma estratégia que realmente vá trazer um resultado que faça sentido.

3 – Aposte na credibilidade

Infelizmente, a expressão da moda quando falamos em jornalismo é fakenews. As notícias falsas são uma realidade em todo o mundo e motivo de preocupação para meios de comunicação e empresas. Para resolver este problema não há segredo: é necessário oferecer credibilidade e ser transparente na divulgação de sua marca. A assessoria exerce papel fundamental nisso, auxiliando o cliente a encontrar o melhor tom em suas campanhas, de forma que agrade tanto o público quanto os empreendedores.

4 – Esteja atento aos assuntos do “momento”

Foi-se o tempo em que uma assessoria de imprensa poderia se fechar no universo de seu cliente, trabalhando apenas com mídias específicas do setor. Hoje, é imprescindível estar atento ao que acontece em todo o mundo para encontrar espaços em que a empresa pode se posicionar e aparecer para diferentes tipos de grupos sociais. Quanto mais uma marca entrar em temas que rendem debate no espaço público, mais fácil será trabalhar a sua imagem perante o público-alvo.

* Nicole Barros é CEO da agência NB Press

Sobre a NB Press:

Criada em 2007, a NB Press é uma agência de comunicação especializada na divulgação da marca nos principais meios de comunicação do país. Com a proatividade como marca registrada de seu trabalho, a empresa mantém um relacionamento entre a mídia e o cliente, criando estratégias diferenciadas para a marca em assessoria de imprensa com um trabalho permanente e cíclico. A agência estabelece como etapas fundamentais para o ciclo de assessoria de imprensa a inserção, sustentação, fidelização e ampliação da marca na imprensa. A NB Press também é especialista na produção de conteúdo institucional para divulgação online, como blogs, sites e newsletters, e em planejamento, criação e monitoramento de redes sociais.

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