15 situações surreais que você não pode pedir para sua agência de PR

15 situações surreais que você não pode pedir para sua agência de PR

14 mar 15 situações surreais que você não pode pedir para sua agência de PR

*Por Christiane Ferreira

Na ânsia de aparecer nos principais veículos de comunicação do país, os clientes que contratam uma assessoria de imprensa podem cometer alguns equívocos que talvez comprometam todo o trabalho estratégico realizado por uma agência de Public Relations (PR).  Ou seja, as chances de sucesso tornam-se reduzidas. E aí todo o trabalho do assessor vai por água abaixo.

Confiar no profissionalismo, cultura e competência da assessoria é essencial, até porque nada segue adiante sem a aprovação do cliente. Com dez anos de experiência no mercado, a NB Press elencou, em conjunto com a colaboração de colegas de profissão, as 15 situações surreais que o cliente NÃO deveria pedir a sua agência de PR.

Para começar, é importante entender que o jornalista não é obrigado a publicar matéria mesmo quando você deu entrevista e que a assessoria não tem poder de decisão. Assim como não é de bom tom solicitar ler o texto antes de ser publicado, ou exigir que o concorrente não saia na mesma publicação.

Veja as principais na #série1. É quase um media training:  

  1. Mandar fotos de perfil de redes sociais para ilustrar a matéria (4 kb de resolução…).

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Obs.: Contratar um fotógrafo é a melhor opção quando se trata de enviar boas fotos para o jornalista. O profissional produzirá várias opções de imagens e em alta resolução. Assim, nossas chances aumentam de ter a matéria ilustrada.

  1. Demorar três meses para aprovar um texto e depois exigir que a assessoria de imprensa tenha excelentes resultados nos principais veículos de comunicação do Brasil.

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Obs.: A relação cliente-assessoria é uma via de mão dupla. Me ajuda que eu te ajudo!

  1. Escolher a edição/página que a sua matéria será publicada.

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Obs.: O editor é a pessoa responsável por decidir qual o melhor lugar de publicação de um texto, seja na versão on-line ou off-line. Ele ganha pra isso! Entenda que isso não está no controle do assessor.

  1. Pedir para colocar o nome completo do cliente + empresa a cada aspas ou parte em que ele for citado.

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Obs.: No Jornalismo é praxe que apenas a primeira aspas venha com nome e cargos completos. Depois é comum colocar apenas o sobrenome da pessoa: afirmou fulano de tal.

  1. Pedir para sair em revista ou jornal de economia e não divulgar números da empresa. Tem aquela também “quero uma exclusiva na Exame”! Mas você vai falar de quanto lucramos? Não! 

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Obs.: Veículos de economia de circulação nacional gostam de números, incluindo investimento, faturamento e afins.

  1. Pedir para arrumar a matéria depois de publicada. Detalhe: não por conta de um erro, mas porque o cliente acha que deveria ter sido escrita de outra forma.

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Obs.: O jornalista é um formador de opinião. Portanto, após apuração e análise crítica, ele edita o que considerar mais relevante. Incomum é ter publicada as aspas de forma literal.

  1.  Arrepender-se de determinada fala e solicitar ao assessor que peça para o jornalista não publicar!

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Obs.: Se você não quer que o jornalista divulgue, não fale.

  1. Acabar de fechar contrato com a agência e já pedir para sair na Globo: “inventei a roda, será que não rende pro JN?”

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Obs.: Dez entre dez assessores farão de tudo para que sua empresa saia no Jornal Nacional, mas saiba que isso não acontece da noite pro dia.

  1. Querer escolher a data da publicação da matéria. “Dá para essa entrevista sair dia tal, para ajudar na divulgação do evento?”

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Obs.: Apenas PARE!

  1. Pedir para a concorrência não sair na matéria ou pedir para ouvir a entrevista do concorrente.

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Obs.: Apenas PARE II!

  1. Responder à solicitação de jornalista feita diretamente para a empresa.

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Obs.: É de praxe que o assessor seja acionado para intermediar a situação.

  1. Reclamar que ficou 1h conversando com o jornalista, que só publicou duas linhas.

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Obs.: Volte seis casas e leia a observação número 6!

  1. Pedir para fazer mailing para envio de Press kit apenas com influencers que COM CERTEZA postarão seu produto!

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Obs.: Para ter CERTEZA que o produto será postado, apenas pagando. É assim que funciona com os influenciadores.

  1. Pode nos colocar na capa da matéria?

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Obs.: Essa pergunta nunca deveria ser feita!

  1. Quanto custa sair nas páginas amarelas de Veja?

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Obs.: Jornalista não cobra para publicar uma matéria. Se for assim o nome disso é publieditorial e não texto jornalístico.

*Christiane Ferreira é Head de conteúdo na NB Press.

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