Por Monica Permagnani*
São tantos milagres feitos pelos assessores que, às vezes, parecemos entidades celestiais. Mas, no fundo, não passamos de meros mortais. Claro que graças aos esforços objetivos louváveis se concretizam, mas alguns requerimentos são realmente impossíveis. Então, para não constranger assessores e jornalistas, nos inspiramos nos memes e preparamos uma lista com seis situações para evitar a qualquer custo.
“Oi, tudo bem? Tem como me enviar a matéria antes de publicar?”
Essa é uma premissa de ética dos jornalistas, questão delicada, porque diz respeito à sua liberdade de expressão. Lembre-se que o trabalho do assessor é passar todas as informações para o repórter, mas apenas o editor tem acesso ao conteúdo produzido antes de ser publicado.
“Eu posso dar entrevista em off, o que acha?”
Isso não existe, é ingenuidade cair no conto do off. Assim que a informação é liberada para a mídia, tenha apenas uma certeza: ela pode ser publicada.
“Quero fazer um release sobre a nossa expectativa para o dia das crianças. Vai bombar.
Data do e-mail: 11.10 às 18hs.
O deadline é um dos maiores inimigos na rotina do comunicador. Por isso, é importante saber que o timing certo determina o sucesso de ideias inovadoras. Não adianta mandar com meses de antecedência e nem em cima da hora, o meio termo é o ideal.
“Oi! Você consegue as perguntas do jornalista com antecedência?”
Claro, quer saber o signo dele também? Nos ajude a manter a harmonia com os repórteres. Nós já fazemos follow up diário, por isso, quando finalmente uma pauta é fechada, aceitamos e esperamos, sabendo que muitas vezes as perguntas serão preparadas em cima da hora ou virão a partir do depoimento do cliente. Ou seja, foque em se preparar e deixe o resto com a gente.
“A minha agenda é mais importante que a do jornalista e não estou disponível nesta data”
Se você não estiver, acredite, seu concorrente estará disponível. Entenda que diariamente a redação é bombardeada com sugestões de pauta e se uma das fontes está enrolada, outras surgirão. Fica a dica.
“Precisamos gerar mais vendas”
Somos assessoria de imprensa e não assessoria comercial. Quanto mais sua marca sair em diferentes lugares, mais as pessoas vão lembrar na hora da compra. Essa é uma consequência. Porém, isso não garante vendas e nosso foco não é comercial – nos concentramos em destacar a mensagem e os diferenciais da empresa.
*Monica Permagnani faz parte do Atendimento da NB Press Comunicação