* Por Nicole Barros e Thiago Regis
O mercado brasileiro vive um momento de transição da comunicação corporativa, baseada em assessoria de imprensa com pitadas de redes sociais, e o Marketing Digital tem papel fundamental nessa transformação. Nessa fase de experimentação, erros acontecem e fazem parte do processo de aprendizado na criação de uma cultura corporativa com foco em resultados e engajamento. No entanto, alguns pontos merecem atenção para que não se tornem falhas. Veja abaixo os sete pecados capitais que não podem ser cometidos no Marketing Digital:
Avareza
Tempo é dinheiro, ainda mais no mundo corporativo. Portanto, não tente atrair a atenção dos seus clientes a todo o momento, nem incomode-os com mensagens frias ou ações que eles não tenham solicitado. O Marketing Digital deve ser uma forma de atrair pessoas para o seu negócio por meio de conteúdos otimizados e personalizados. Busque ser assertivo na comunicação com o seu público.
Gula
O pecado da gula pode ser associado à tentativa de vender a todo custo um produto ou serviço. Procure mostrar a qualidade de seu trabalho de forma eficaz e paciente. O ideal é mostrar que seu negócio pode auxiliar o consumidor em suas necessidades, sem ficar insistindo.
Inveja
Este sentimento mesquinho que está presente em todos os círculos sociais deve ser evitado. Não copie seus concorrentes, isso passa a impressão de incompetência. Observar outros profissionais é válido, mas apenas para servir como inspiração. Seja autêntico sempre!
Ira
A ira pode impactar e muito o trabalho de Marketing Digital. A Internet é democrática e dá voz a todos. Por isso, comentários ofensivos e críticas maldosas são comuns em um ambiente digital. Não deixe a ira tomar conta nessas situações, não seja impulsivo e não perca a calma em hipótese alguma. Seja estratégico e transparente, expondo o seu ponto de vista de forma respeitosa. Não exclua esses comentários e os responda sempre com a verdade. Isso lhe dará maior credibilidade junto ao seu púbico.
Luxúria
Neste caso, a luxúria pode ser interpretada como o desejo irracional por resultados em curto prazo. O trabalho de desenvolver uma presença digital no mercado precisa de tempo, trabalho e um bom planejamento. Seja paciente e perseverante. A vontade de seduzir os clientes a todo o tempo pode criar falsas expectativas em torno dos resultados.
Preguiça
A produção de conteúdo relevante e original é o principio mais importante do Marketing Digital. Portanto, a preguiça deve ser deixada de lado na hora produzir conteúdo. Nem pense em copiar algo que viu na Internet, por conta da falta de tempo. Priorize as criações de autoria própria personalizadas para seu público-alvo. Afinal de contas, é isso que gera resultados.
Orgulho
O orgulho, muitas vezes, pode atrapalhar o desenvolvimento profissional. Deixe-o de lado, seja humilde e procure ajuda com profissionais que estejam em um nível acima. Não queira fazer tudo sozinho e de forma perfeita. No Marketing Digital, tudo muda a todo o momento, portanto arrisque-se, dê a cara à tapa. O orgulho não garante resultados a ninguém.
* Nicole Barros é CEO da NB Press Comunicação, agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com
* Thiago Regis é Diretor de Arte e Novos Negócios da Pílula Criativa, agência de marketing digital focada em estratégia e inteligência