Metodologia ágil: três ensinamentos para aplicar em sua empresa

* por Rachel Rothier

 

O mercado exige cada vez mais produtividade dos profissionais e, para acompanhar o volume de demandas, estudiosos criaram estratégias para conseguir entregar os resultados dentro do prazo estipulado. Mas como dar conta de tantas solicitações, sem perder a qualidade? O Método Ágil foi criado especialmente para a área de TI e reúne técnicas criadas para gerir e acelerar o desenvolvimento de softwares complexos, alcançar resoluções e superar as expectativas do cliente. Com o sucesso, empresas de diferentes segmentos passaram a ajustar e aderir esses procedimentos. Quando cheguei à NB Press, meu desafio como COO era aplicar essa ideia ao cotidiano da agência. Mesmo com pouco tempo, os bons frutos já são visíveis e a dinâmica é mais veloz. Confira como aplicar esses preceitos em sua equipe e aumentar o rendimento:

Kanban: É uma maneira de organizar as tarefas e fracionar um grande problema durante os estágios. Normalmente, é usado um quadro e post-its coloridos para facilitar a visualização e a divisão. Classifique o espaço em colunas com os processos a seguir, por exemplo: pendente, em produção e finalizado. Essa técnica também pode ser usada em diversas áreas da vida, até mesmo na pessoal.

XP: Também conhecida como Extreme Programming, essa tática intensifica tudo aquilo que pode melhorar a atividade. Cheque todas as informações, faça testes antes de enviar, revise e tenha certeza que apresentou o melhor que pode. Analisar e reconhecer defeitos, enquanto o ofício ainda está no poder dos funcionários é a meta para os seguidores do XP.

Scrum: Esse framework – desenvolvimento de software – tem como base estabelecer uma rotina para melhorar o gerenciamento de projetos. Ou seja, é planejar o que deve ser seguido dentro de uma operação e estruturar em etapas. Apesar de metódico, o Scrum pode ser adaptável para cada necessidade, o importante é seguir três princípios: todos os envolvidos precisam ter a consciência do status e requisitos de entrega;  a inspeção deve ser feita regularmente em reuniões diárias ou no sprint review;  e  a adaptação do produto e da jornada de trabalho atual.

* Rachel Rothier é COO da NB Press, uma agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com.br

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