Como construir valor de uma marca na imprensa na era digital

Como construir valor de uma marca na imprensa na era digital

21 ago Como construir valor de uma marca na imprensa na era digital

* por Rachel Rothier

Nós, assessores, somos embaixadores das marcas na imprensa. Com esta incumbência, e, cientes da realidade de redações cada vez mais enxutas, veículos impressos reduzidos e o crescimento exponencial de canais digitais, é fundamental que nos adaptemos.

Na verdade,  poucas histórias vão parar na primeira página de um veículo como o Estadão. Mas é com um bom planejamento de mídia que inclua portais, blogs, programas de TV, rádio, revistas do trade, canais do YouTube, Instagram, Facebook, dentre tantos outros meios evoluindo a toque de caixa, que se consegue aumentar a visibilidade das marcas.

O modelo tradicional de assessoria, quando se disparava o press release e aguardava o retorno do jornalista, não é mais eficaz. O trabalho de uma agência de comunicação vai muito além de soltar um apanhado de informações institucionais e passivamente esperar por um resultado. O mundo digital veio sacudir o mercado e lançar o desafio de estampar o cliente em veículos dos mais diversos, com linguagens mil e públicos variados. E é justamente neste mix encantador que mergulhei ao assumir o cargo de COO da NB Press há poucos meses.  Mesclei o que trouxe na minha bagagem de 20 anos de comunicação e formação jornalística com conceitos diferentes, que fazem toda a diferença na hora de entregar o resultado final aos nossos 50 clientes. Hoje, venho aqui dividir alguns dos meus aprendizados, mas já alerto: a era digital está aí e só sobrevive quem está aberto a novas experiências . Confira:

  • No fim das contas, o que interessa é que a marca seja lembrada! Não é isso? De modo geral, essa é a ideia do branding. Diferentemente do que muitos pensam, esse termo em inglês não quer dizer logomarca e muito menos uma identidade. “Produtos são feitos nas fábricas, mas marcas são construídas na mente”, é o que diz Walter Landor, profissional reconhecido dentro desse segmento e que está à frente de contas como a Coca-Cola e a Levi’s. Ou seja, é o que as pessoas pensam e sentem sobre uma empresa. Assim, o intuito é que consumidores diretos e indiretos vejam o seu negócio como única saída para o que buscam. E elas chegam a essa conclusão com a ajuda da assessoria de imprensa.

 

  • Alcançar credibilidade de uma marca no mercado é fruto de muito trabalho. O primeiro passo é entender quem é a persona: com quem preciso falar e onde ela está.  Por isso, montar um planejamento estratégico é indispensável, sempre com uma visão macro. Afinal, não existe divisão entre mundos on e off, já que hoje em dia esses universos estão todos conectados.

 

  • É importante saber conduzir os recursos, já que algumas das principais vertentes do digital, as quais se aplicam perfeitamente aos objetivos estratégicos do trabalho com a imprensa, ainda são pouco praticadas. SEO (Search Engine Optimization) é provavelmente o melhor exemplo disso. Com alguns truques, como hiperlink e palavras-chaves, é possível que seu site seja melhor ranqueado em sites de busca como o Google, Bing e Yahoo!.

 

  • Sendo assim, depois de criar a persona e conteúdo relevante para alimentá-la, chegou a hora de buscar quais canais serão utilizados para disseminar o que preparou. As redes sociais, com certeza, são plataformas que devem ser utilizadas para aumentar a exposição e o engajamento de forma rápida.

 

  • Outra ferramenta bastante utilizada nesse novo cenário é o branded content, responsável por gerar um maior relacionamento com o cliente. Acredita-se que a única solução comprovadamente eficaz para construir influência é por meio de conteúdos relevantes que podem vir em formato de artigos, vídeos, e-books, entre outros. Isso porque, as pessoas são bombardeadas diariamente com informações por todos os lados. Se o material não for relevante, não fisga ninguém. Por isso, quando uma agência se mantém fora desses – e outros – avanços tecnológicos e comportamentais, provavelmente, está fadada ao fracasso.

 

* Rachel Rothier é diretora de Operações da NB Press Comunicação, agência especializada em relações públicas com portfólio de mais de 50 clientes. Para saber mais, acesse: nbpress.com e as páginas nas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.

1Comente
  • Avatar of aline leite narciso
    aline leite narciso
    Postado em 21:44h, 31 agosto Responder

    Adoro essa mulher…. Além de uma patroa maravilhosa é uma profissional excepcional…. meus parabéns. …

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