Tecnologia presente no delivery
A tecnologia está presente no mundo para ajudar as pessoas a ter uma vida com maior comodidade. Quando o e-commerce surgiu e ganhou força no começo dos anos 2000, o apelo para pessoas e empresas era essa facilidade da compra e o recebimento no conforto de casa, uma vantagem que antes apenas entrega de pizza proporcionava.
Agora, praticamente de tudo é entregue em casa. Há lojas de carro, por exemplo, que entregam em sua casa, depois do processo de compra ser efetuado. Como tudo é automático, o crédito é aprovado e creditado na conta do lojista, e, em pouco tempo, o carro é de quem o deseja. Uso o exemplo do carro por ser um produto de altíssimo valor.
No ano passado, os aplicativos de entrega cresceram muito, graças ao setor de alimentos. Pessoas, trabalhando mais de casa, aumentaram o pedido em restaurantes e supermercados. Já acostumados com a pizza, ficou mais fácil se adaptarem, e outros produtos já entraram nessa comodidade. Quando surgiram lojas on-line de venda de sapatos, muitos acreditavam que não teria sucesso, pois imaginou-se que as pessoas não os comprariam sem experimentar antes. Ledo engano: mais de 100 mil pares de sapatos são vendidos diariamente na soma de todas as lojas do segmento.
As entregas cresceram muito com a venda de CDs, DVDs e livros. Hoje, CDs e DVDs foram praticamente substituídos por streaming, assim como os livros com versão em e-book. Porém, estes ainda não substituiriam as vendas de livros físicos, que ainda têm alta busca nas lojas on-line de livrarias e nos marketplaces, um segmento que cresce muito por agregar uma infinidade de produtos em um só lugar. Grandes marcas estão transformando suas lojas em marketplaces, pois é uma nova fonte de renda que o mercado não terá como fugir.
Não apenas essa comodidade é a responsável pelo crescimento das entregas. Há dois outros fatores importantes para isso, que somados à comodidade se tornam essenciais para entender esse fenômeno: tempo e tecnologia.
Tempo é algo que cada vez temos menos. A vida, principalmente nas grandes metrópoles, está muito corrida. Temos as mesmas 24h de antes, porém o número de atividades não mais cabe nesse tempo. Parece que temos muito mais atividades do que há dez anos, portanto, quanto mais comodidade melhor. Muitos casais, por exemplo, chegam em casa e só aí vão pensar no que comer, ambos trabalham, ambos saem de casa cedo, ambos chegam tarde e cansados. A solução? O aplicativo para pedir algo para comer naquele momento.
Essa cena cotidiana para muitos casais traz à tona a tecnologia como o elo de tudo, afinal é o que permite a realização de tudo. O delivery cresceu graças aos aplicativos, que estão mais presentes na vida das pessoas devido aos smartphones. Tudo isso só é possível pela tecnologia que avança, e, com o 5G chegando, teremos uma internet não só muito mais veloz, como também serão abertas infinitas possibilidades de conexão entre máquinas.
Diante de tudo isso, o movimento do delivery tende a continuar crescendo. As novas gerações, mais dependentes da tecnologia, fortalecerão ainda mais esse segmento, por isso cabe às empresas, seja vendendo flores, pneu, pão, televisão, smartphone ou copo de vidro, apostar nessa comodidade. Caso contrário, perderão vendas.
Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor. Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.
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