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Veículo: Portal do Jornal Propmark
Editoria: Digital
Assunto: Do e-mail marketing para o e-mail talk
Estado: SP
Data: 13 de agosto de 2015
Link: Clique aqui para ver a matéria[/vc_column_text][vc_separator type=”normal” position=”left” color=”#828282″ width=”100%” width_in_percentages=”” up=”15″ down=”15″][/vc_column][/vc_row][vc_row row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” header_style=”” parallax_content_width=”in_grid” anchor=”” in_content_menu=”” content_menu_title=”” content_menu_icon=”” angled_section=”no” angled_section_position=”both” angled_section_direction=”from_left_to_right” text_align=”left” video=”” video_overlay=”” video_overlay_image=”” video_webm=”” video_mp4=”” video_ogv=”” video_image=”” background_image=”” background_image_as_pattern=”without_pattern” section_height=”” parallax_speed=”” background_color=”” border_color=”” row_negative_margin=”” side_padding=”” parallax_side_padding=”” padding_top=”” padding_bottom=”” color=”” hover_color=”” more_button_label=”” less_button_label=”” button_position=”” css_animation=”” transition_delay=””][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]
Do e-mail marketing para o e-mail talk
Victor Popper
A pessoa é torcedora fanática do São Paulo, mas recebe por e-mail ofertas com camisas do Corinthians. Ela também procura preços de violão na Internet, só que é bombardeada com promoções de baterias. As duas situações chegam a ser cômicas, porém são frequentes no comércio eletrônico nacional. Estas frustrações exemplificam como o e-mail marketing, tradicional ferramenta para alcançar o consumidor virtual, ainda peca na hora de considerar iguais, usuários totalmente diferentes. É preciso ir além, passar para o ‘e-mail talk’ e conversar individualmente com os clientes.
Mesmo com o advento das mídias sociais, o e-mail marketing consiste no principal meio de comunicação e vendas para o ambiente digital. Uma pesquisa da consultoria McKinsey & Company mostra que uma campanha por meio deste canal tem uma eficácia 40 vezes maior à somatória de seguidores, curtidas e compartilhamentos no Twitter, Facebook e Google+, três das principais redes sociais do mundo.
Entretanto, ainda persiste a visão de que este recurso é uma mera extensão da mala direta, propaganda enviada pelos Correios e muito popular nos anos 80 e 90. Para muitas companhias, o único objetivo é vender – talvez apenas disparando uma enorme quantidade de e-mails. Esta meta está na contramão do momento vivido pelo consumidor. Com as novas tecnologias, ele não se comporta mais de forma passiva e ignora anúncios que não estejam adequados aos seus gostos e preferências.
Para atendê-lo, é preciso apostar em dados comportamentais. Hoje, a segmentação realizada apenas com informações básicas, como idade, gênero e região, não funciona. Por mais que as pessoas dividam a comunidade, a condição financeira e até mesmo a carga genética (como, por exemplo, irmãos gêmeos), elas se interessam por temas diferentes, como futebol, música, moda, entre outros. Não adianta mais apelar para o “achismo” e presumir que uma mulher não goste de futebol, por exemplo.
A conversa pelo e-mail deve ser apenas uma das formas de impactar o público-alvo na web. O “omnichannel” já é uma realidade e esta filosofia precisa estar inserida dentro das companhias. Não importa como ou em qual lugar a marca está conversando com os clientes, desde que essa conversa seja justamente com a pessoa interessada nos produtos ou serviços disponibilizados.
A implementação deste conceito exige preparação e planejamento. O Censo de E-mail Marketing, produzido pela Econsultancy com empresas norte-americanas, mostra que apenas dois em cada dez profissionais utilizam informações sobre o comportamento do consumidor para segmentar de forma assertiva a base de contatos. Não faltam tecnologias e conteúdos para manter uma conversa individual com os usuários.
Victor Popper é CEO da All In Mail, empresa de marketing digital voltada para e-mail marketing
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