*Thiago Falanga, Diretor do Hub de Produtos de App Commerce da Corebiz
A ascensão do App e-commerce
A democratização de acesso aos smartphones e a bancarização da população brasileira contribuíram, e muito, para a ascensão dos novos hábitos dos consumidores. Todo esse cenário, na verdade, impactou o comércio on-line e, consequentemente, trouxe na bagagem mais desafios aos varejistas, que se deparam com transformações constantes em um ambiente cada vez mais acirrado.
Não é à toa que os aplicativos de compras de e-commerce se tornaram verdadeiros aliados, tanto dos empreendedores quanto dos usuários. Acompanhando a revolução tecnológica, eles agregam maiores chances de conversão, rapidez no atendimento e aproximação do consumidor.
Tudo isso, obviamente, quando as marcas priorizam estratégias específicas que tendem a alavancar os negócios por meio desse canal.
De maneira geral, a performance de campanhas para aplicativos envolve dois pilares cruciais que norteiam todas as demais ações: instalação (convencer o consumidor a baixar) e engajamento. Para isso, o caminho é buscar iniciativas para estreitar o relacionamento com os consumidores que usam aparelhos móveis.
Segundo uma pesquisa realizada pela CleverTap, chamada de Fit for the Future of Retail, existem alguns objetivos primordiais para manter essa relação. O primeiro é a importância de fidelizar novos clientes no aplicativo. Isso significa desenvolver estratégias também para manter os apps instalados nos smartphones dos consumidores.
Assim, as empresas podem enviar notificações sobre novidades e promoções, por exemplo, e aumentar as oportunidades de vendas.
O mesmo relatório revelou que apenas 15% dos visitantes do app e-commerce interagem com a marca. Porém, com a estratégia certa, é possível aumentar as taxas de conversão entre 10% e 35%. A análise de navegação, por exemplo, favorece o entendimento dos hábitos do consumidor para a criação de um ambiente personalizado.
O estudo ainda identificou que um usuário clica em três de cada 100 notificações recebidas. Então, aumentar o número de transações por pedido se torna o objetivo central. Para isso, é indispensável estimular a venda cruzada – produtos adicionais que complementam outros itens vendidos pela empresa.
Assim, as operações podem contar com notificações personalizadas de cupons para os usuários. Isso pode potencialmente aumentar o número de compras mensais em 44%, além de impactar a redução de carrinhos abandonados.
A pesquisa também descobriu que aproximadamente 86% dos clientes desinstalam o aplicativo semanas após a compra. Para reduzir esse número, é importante enviar notificações de novas promoções e manter contato com os clientes por meio do envio de pesquisas de opinião, mostrando que sua empresa está disponível durante toda a jornada.
O que mais vale tentar? Veja algumas ideias:
- Criar estratégias que envolvam qualidade de navegação e de layout para o público;
Garantir certificados de segurança que evidenciem a proteção de dados dos usuários;
- Facilitar o acesso a outros canais de comunicação, como chat de atendimento e links para as redes sociais;
- Divulgar avaliações recebidas para transmitir confiança a novos clientes;
- Investir em marketing digital, como links patrocinados em buscadores que redirecionam os usuários para o app e criar conteúdo relevante para que o consumidor saiba mais sobre a utilidade de um produto ou serviço.
O foco é sempre a busca da melhor experiência ao usuário, adaptando-se às especificidades de cada canal. Para isso, contar com a ajuda de profissionais e agências da área é sempre uma boa pedida.
*Thiago Falanga é Diretor do Hub de Produtos de App Commerce da Corebiz.
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