Esse poder das redes sociais em derrubar barreiras entre o real e o virtual permite interação sem precedentes entre as marcas e os clientes. É nesse ambiente que as empresas se aproximam dos seus consumidores, conhecem seus perfis de compra e aprendem com suas preferências e reclamações.
Ter esse relacionamento dá um pouco de trabalho e para tornar essa jornada a mais divertida e com bons resultados possíveis, três especialistas em estratégias de mídias sociais listaram cinco dicas de engajamento entre marcas e consumidores; veja:
1 – Perfil social
Um perfil nas mídias digitais fará com que a sua marca seja vista, encontrada e lembrada. Para isso ter um perfil próprio que dê um rosto à pessoa e para marcas a premissa também é válida. “Ter um perfil permite que a marca construa um relacionamento com os seus clientes, por meio do conteúdo, respostas e estímulo à conversa”, afirma Ana Maria Bicca, social media coordinator da Cadastra, agência de marketing digital.
Ana Maria explicou que não basta estar presente com uma página em uma das diversas mídias sociais. O canal deve estar sempre atualizado e com conteúdo atrativo. “Não basta estar ali, é preciso ser ativo, produzir conteúdo e interagir com o público. O conteúdo é importante para contextualizar os valores, identidade e posicionamento da marca”, conclui.
2 – Influenciadores
As celebridades das mídias digitais vieram para ficar e abrem aos empresários, oportunidades e estratégias de marketing ao mundo virtual. “As pessoas frequentam as mídias sociais para navegar em universos que façam sentido para suas vidas, buscando conteúdos que agreguem profissionalmente e também para o dia-a-dia delas. Nesse ambiente, os influenciadores são aqueles que criam conteúdo relevante e acessível. A vantagem para uma marca usar um influenciador na sua comunicação é estar inserida dentro desse conteúdo relevante”, afirma Gian Barbera, que é sócio da iFruit, agência que atual com digital influencer s.
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3 – Análise de dados
Pode-se dizer que as mídias sociais são um banco de dados a céu aberto. Além de ter dados importantes cadastrados nos canais sociais, os consumidores adeptos ao mundo digital deixam rastros de seus gostos, interesses e opiniões em suas postagens , curtidas, compartilhamentos e outras interações. “O crescimento de aplicações Big Data abre caminho para o desenvolvimento de soluções cada vez mais inteligentes e efetivas para se aproximar do consumidor”, afirma Bruno Gianelli, sócio-diretor da Betalabs, empresa especializada em plataforma de gestão para o comércio eletrônico.
Com esses dados é possível analisar hábitos de consumo e programar ações de marketing personalizadas, tendência no setor atualmente. Exemplo disso são as notificações de push por navegador ou aplicativo. Essa tendência tem se consolidado diante de um número crescente de sites e apps que disponibilizam o envio de notícias ou novidades sobre produtos para toda sua base de usuários, de acordo com o especialista.
4 – Posts patrocinados
Conteúdos patrocinados são importantes e ajudam a melhorar o engajamento entre o consumidor e as marcas, logo ele deve ser visto como investimento e não como custo. “O conteúdo patrocinado é fundamental para a marca alcançar um público específico para seu segmento. Através de campanhas patrocinadas, conseguimos definir o raio de alcance da divulgação, além de faixa etária, sexo, dentre outros filtros finos para geração de novas ações”, diz Thiago Regis, diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa.
5 – Relacionamento e experiência do consumidor
Pelo conceito de Customer Experience, não basta apenas vender um bom produto para agradar o consumidor, mas oferecer uma experiência que vá além da venda para que ele se lembre da marca e siga se relacionando com ela. De acordo com a Mutant, empresa brasileira com foco em Customer Experience , para se comunicar com o cliente, a marca precisa conhecer o seus hábitos e suas necessidades, além de acompanhá-lo fora do ambiente de compras. As redes sociais criam essa oportunidade de contato que amplia a experiência do usuário. Esse relacionamento impacta no nível de satisfação do cliente, gerando engajamento e fidelidade com a marca.
Fonte: http://economia.ig.com.br/2017-08-02/engajamento-redes-sociais.html