A população, cada vez mais conectada, mudou a maneira de comercializar um usado. Quer negociar seu veículo da forma mais eficiente? Nós ensinamos
Para quem quer vender seu carro usado, a melhor maneira hoje é uma só: um anúncio online. Mas não se engane ao achar que isso é fácil de fazer.
Um erro na descrição ou a má qualidade da foto podem estragar tudo. “A internet trouxe praticidade para o dia a dia, mas também requer rapidez de quem deseja fazer negócios com ela.
O processo de venda deve ser encarado com seriedade e dedicação”, explica Fernando Miranda, CEO da Webmotors.
Segundo Marcos Leite, diretor da OLX, metade dos anúncios são vendidos em até nove dias, e uma em cada três vendas ocorre em cinco dias. Essa rapidez está ligada à qualidade do anúncio.
“O modelo ideal deve ter fotos que mostram detalhes, um bom título e uma descrição curta e objetiva. Assim, a possibilidade de conversão aumenta consideravelmente mesmo para carros com baixa liquidez”, diz.
O anúncio perfeito
Os dois maiores sites de anúncio online do país, Webmotors e OLX revelam quais são os principais segredos para conseguir revender seu usado no tempo e preço desejados.
Descrição ideal
O anunciante deve ser objetivo e resumir as qualidades do seu carro num texto de 100 a 150 caracteres.
Algumas informações não podem faltar: revisões, quilometragem e danos no veículo – seja sempre honesto quanto aos defeitos, para não gerar frustração na hora das visitas.
Também é importante mencionar se rodou mais na cidade ou na estrada e se foi de um único dono. Ser sincero é parte importante do papel do vendedor.
Frases marqueteiras como “oportunidade única” e “ótima compra” só pesam contra a confiabilidade do conteúdo publicado.
Responder rapidamente
Não basta anunciar o carro e checar as mensagens só ao final do dia. O ideal é que uma proposta tenha sua primeira resposta em até duas horas.
Isso manterá o interesse do comprador em alta e, segundo os sites de anúncio, aumenta consideravelmente a possibilidade de venda.
Quantidade de fotos
As estatísticas mostram que colocar entre quatro e sete fotos gera a melhor conversão em vendas.
Se inserir menos, fica incompleto; se usar mais, pode dispersar a atenção. Procure evidenciar todos os ângulos, interior e porta-malas.
Venda rápido sem anúncio
Criada no fim de 2015, a InstaCarro virou uma opção popular em São Paulo para quem tem pressa. Ela promete vender seu carro em apenas uma hora e meia.
O segredo é que o veículo participa de um leilão online com lojistas – atualmente há 1.500 empresas cadastradas. A desvantagem desse processo é o preço abaixo do mercado. Afinal, a loja precisa pagar menos para depois revender o usado para um consumidor final.
Teste prático
Para entender como ele funciona na prática, fui testar o serviço como consumidora anônima. Marquei o atendimento pelo site e levei meu Fiat Uno Way 1.0 2012 à unidade do bairro de Santana num sábado de manhã.
Avisaram que o valor deveria variar de R$ 16.000 a R$ 20.000 (sua tabela Fipe é de R$ 22.417). Pediram chave, documento e que eu aguardasse em outra sala.
Após uma hora e meia de espera, o consultor me chamou e contou como foi o leilão virtual: meu carro recebeu 32 lances e o melhor preço foi de R$ 18.900.
Confira as dicas dos consultores da empresa para fechar um bom negócio:
Não conserte pequenos amassados: o ideal é não mexer em nada que envolva funilaria. Para os lojistas, é melhor ver quais são as imperfeições do que descobrir um reparo mal feito.
Carro difícil de revender: se você tiver um modelo com pouca aceitação, prefira ir durante a semana, para ter pouca concorrência. No fim de semana, é mais fácil haver um similar ao seu.
Como fazer boas fotos
Dicas para que o seu carro usado não perca a pose na hora de ser negociado
1. Melhor aparência
Antes de sair clicando, é preciso dar ao veículo uma boa presença. Lave e passe cera, para deixá-lo com a melhor aparência. Outro ponto que atrai possíveis compradores é a limpeza de detalhes internos.
2. O local exato
As fotos não devem ser feitas em um lugar escuro nem sob sol forte. O equilíbrio pode ser encontrado em uma garagem ou estacionamento abertos, com poucas sombras. A dica não vale para o interior, que precisa de luz para revelar detalhes.
3. Ângulos obrigatórios