* Por ABComm e NB Press
O universo de compras virtuais resiste à crise econômica no país e segue crescendo. Dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) apontam que no Brasil o setor fechou 2016 com um faturamento de R$ 53,4 bilhões e registrou um progresso de 11% em relação ao ano anterior. O Índice de Confiança do E-Consumidor também aumentou. A expectativa é registrar mais de 200 milhões de pedidos nas lojas virtuais até o fim de 2017. Para alcançar essa marca, os empreendedores devem estar atentos às tendências. Conheça o que esperar do mercado digital nos próximos meses:
Omnichannel: Alcançar esse conceito e colocá-lo em prática está no topo de prioridades entre os empresários. Com ele é possível que todos os canais de atendimento sejam unificados. O cliente multicanal é aquele que vê o produto na internet e compra na loja física e vice-e-versa. A experiência dele deve ser unificada, seja pela web, televisão, rádio, catálogos ou qualquer outro meio de comunicação. Esse recurso também é a solução para o consumidor não precisar repetir informações sempre que entrar em contato. Ou seja, quem responde no Twitter deve ter total conhecimento do que aquele usuário já enfrentou no chat e no telefone, por exemplo.
Website Optimization: A customização proporciona experiências únicas. Com apoio de banco de dados armazenados, como a Big Data, é possível identificar informações de cada visitante: idade, gênero, interesses, localização, frequência de acessos, quantidade de vendas realizadas nos últimos meses. Dá para saber o caminho traçado para chegar até o seu site, entre outros elementos que podem ajudar a reconhecer as preferências do público.
Entrega personalizada: A época em que os pedidos demoravam dias e até semanas para chegar até o seu destinatário ficou no passado. 30% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para receber as mercadorias no mesmo dia ou em datas agendadas, segundo um estudo da do site Business Insider. Algumas empresas como Amazon e a brasileira Giuliana Flores já trabalham com a entrega express dessa forma.
Cyber november: A Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro e é famosa por oferecer promoções tentadoras. Nos últimos anos, as ofertas se alastraram e tomaram conta do final de semana e também da segunda-feira, que já ficou conhecida como Cyber Monday. Mas agora, os varejistas online devem aderir ao Cyber November, ou seja, um mês inteiro de preços baixos para impulsionar as vendas antes do Natal.
Mobile first: Se antes uma das preocupações dos comerciantes digitais era oferecer um site atrativo e prático, agora eles devem pensar primeiro em desenvolver uma boa plataforma para mobile. 80,4% da população brasileira acessa a Internet pelo celular e 15% já realiza compras por meio do smartphone, segundo dados do IBGE. Ter um layout projetado para o mobile faz diferença, garante vendas e acompanha os novos hábitos de navegação da sociedade.
* A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o setor de e-commerce com informações relevantes, além de contribuir com seu crescimento no país. Para mais informações, acesse: www.abcomm.org
* NB Press é uma agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com.br