Por NB Press e Thiago Regis *
Segundo pesquisa realizada pela Euromonitor International, líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores, o crescimento médio de usuários de internet no mundo é de 3,5 milhões por semana. O avanço constante de plataformas on-line cria e transforma os mercados, aproximando os clientes das empresas.
No Brasil, com o cenário de crise econômica, o aumento da busca por profissionais capacitados a gerar resultados orgânicos – aqueles em que não é necessário pagar um espaço publicitário – cresce diariamente.
Search Engine Optimization (SEO)
O termo, abreviado para SEO, pode ser resumido como um conjunto de estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um ou mais sites nas páginas de resultados orgânicos (gratuitos) dos buscadores, atraindo o maior número possível de visitas e gerando maior probabilidade de conversões. A expressão foi utilizada pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, cujo objetivo do conceito era estudar e praticar métodos que fizessem com que um website conseguisse melhorar o posicionamento nos resultados de busca, de modo a aparecer antes de seus concorrentes.
SEO como método de conversão
É possível aprimorar todas as páginas do seu site para que apareçam em pesquisas de captura, preparo e conversão de oportunidades. Ao atuar dessa forma, as empresas param de vender produtos e serviços e passam a fornecer benefícios para seus consumidores, que por sua vez, estarão interessados em seus produtos por se sentirem no controle da situação.
Principais vantagens dessa estratégia
A essência do trabalho de SEO é gerar novos visitantes e aumentar as conversões. Ao efetuar uma eficiente otimização, é possível crescer as vendas, o número de visualizações de páginas e leads, assinantes de feeds, entre outras métricas.
Porém, é importante ressaltar que esse é um trabalho de médio para longo prazo para fazer com que o número de visitas e da confiança percebida pelos buscadores se elevem. Uma vez que o site apareça bem posicionado nas pesquisas, será por credibilidade e entendimento, demonstrando autoridade nos assuntos buscados.
O mais importante é criar conteúdo relevante, de modo que o usuário encontre o que procura com poucos cliques, de maneira fácil. Além disso, o SEO pode melhorar a posição do seu negócio e fazer com que avance de forma competitiva no mercado em que atua.
* NB Press é uma agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com.br
* CEO da agência da Pílula Criativa, Thiago Regis é designer com especialização em Marketing Digital, Search Engine Optimization (SEO) e inteligência de Inbound Marketing para novos negócios. Sempre de bom humor, ele é um verdadeiro estrategista das redes sociais e domina a arte da criação de Sites, Landing Pages, Lojas Virtuais, Links Patrocinados, E-mail Marketing e Infográficos. Entusiasta das novas tecnologias e dono de um espírito empreendedor, Regis também é fundador da DroneVIP, uma empresa sediada em São Paulo com soluções para fotos e filmagens aéreas com a utilização de dispositivos não tripulados.
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Por que as matérias divulgadas não têm data de divulgação?