14 set Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa: como combinar?

Por Nicole Barros*

No lugar do telefone, redes sociais para agilizar o contato. Ao invés de publicidade outbound, criação de conteúdo relevante no blog…na hora do e-mail marketing, por que não trocá-lo por uma newsletter? E ao contrário de uma propaganda na tv, por exemplo,  é possível optar por colocar o produto e a marca na mão de alguém influente na internet. São tantas as iniciativas que sinalizam a mudança sobre como estamos consumindo conteúdo que temos um cardápio mais do que completo e variado para trabalhar marcas de uma maneira, digamos assim, bem mais encantadora.

O Inbound Marketing (IM), conceito que hoje baseia o plano de comunicação da grande maioria das organizações, tem sido o “queridinho” da vez. E por falar em comunicação, assessoria de imprensa, que tem uma forte ligação com marca e mídia espontânea, não poderia estar mais interligada com o tema.  Mas, como combinar? Como fazer com que PR (Public Relations) e IM estejam em plena sinergia?

Confira cinco situações que comprovam como vale a pena somar esforços na comunicação:

Marca impulsionada: ao criar materiais de qualidade que atendam tanto a imprensa quanto os próprios canais de comunicação (redes sociais, blog e newsletter), a marca consegue levar suas notícias para um maior número de pessoas. Além disso, uma agência de comunicação que possui o know-how de trabalhar com conteúdos segmentados cria estratégias diferenciadas para cada público.  Se você já conta com sua assessoria de imprensa para escrever seus textos para a mídia, por que não unificar a mesma mensagem para os outros canais, produzida com quem já sabe de cor e salteado falar de você, sua marca e/ou produto.

Credibilidade: blogs e redes sociais são importantíssimos, sem dúvida, mas não podem ser os únicos canais de informação. Os meios mais tradicionais (jornal, revista e TV) ainda (e por um longo tempo) inspiram mais confiança aos consumidores. Com uma estratégia unificada, é possível distinguir quais assuntos servem aos jornalistas e quais são mais adequados aos veículos internos.

Rapidez: sem investimentos mais robustos, blogs e redes sociais demoram a atingir o engajamento considerado ideal com o target certo. Para acelerar, vale muito adotar uma estratégia conjunta de escolher posts que merecem impulsionamento, conteúdos que precisam de SEO e SEM e como adaptá-los para imprensa, sem que fiquem comerciais. Uma equipe de comunicação “debruçada” na sua marca certamente fará isso com mais agilidade, cuidando para que a mensagem-chave acompanhe a mesma que a área de marketing e vendas tem em mente.

Métricas: uma das maiores vantagens do online é a capacidade de extrair relatórios e análises de diferentes processos. Contudo, por conta da grande quantidade de informações, os profissionais precisam identificar quais métricas são mais importantes para seu negócio. Ao unir as estratégias, é possível identificar quais análises são mais precisas e que fazem a diferença para o negócio. Analisar retornos faz com que se perceba quais os próximos passos para maximizar resultados. No ambiente digital, o céu é o limite.

Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa são fundamentais na estratégia de comunicação de qualquer marca/empresa. Portanto, não apenas combinam, como devem seguir juntos.

4X7A5131* Nicole Barros é CEO da NB Press Comunicação, agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com

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