3 motivos para manter Assessoria de Imprensa e Comunicação em tempos de crise

3 motivos para manter Assessoria de Imprensa e Comunicação em tempos de crise

Por Camila Goytacaz

A instabilidade econômica faz com que os empresários passem a régua nas despesas e cortem o que é possível na tentativa de manter suas margens de lucro e diminuir impactos em suas operações. Neste exercício, o item “Assessoria de Imprensa e Comunicação” pode ficar ameaçado. Um gestor financeiro, desavisadamente, talvez fique propenso a considerar que se trata de só mais uma conta para pagar. No entanto, interromper um trabalho de Comunicação (ou deixar de realizá-lo), ao invés de representar economia, pode custar muito caro. Conheça os motivos:

  1. Marcas presentes vendem mais

Assim como as empresas, os consumidores também estão cuidadosos com as despesas. Neste contexto, é mais difícil que eles invistam seus recursos em uma marca desconhecida, ou que resolvam adquirir um serviço sem terem informações sobre sua reputação. O movimento natural de compras hoje, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, envolve pesquisar, ler notícias e buscar recomendações sobre a empresa. Neste sentido, um trabalho frequente de Assessoria garante presença na mídia e mantém a marca relevante nas buscas – principalmente no momento decisivo da aquisição de um serviço ou produto.

  1. Novos horizontes levam a novos negócios

Um dos grandes potenciais da Assessoria de Imprensa e Comunicação é sua capacidade de alcance longínquo. Uma publicação que faz menção às soluções, inovações ou produtos em um jornal de um Estado diferente daquele em que a empresa atua viabiliza a possibilidade de expansão e da realização de novos negócios. Na era digital, a presença democrática, intensa e constante em canais de comunicação de todos os níveis – dos portais corporativos aos blogs – permite a multiplicação da mensagem com velocidade, critério essencial para a aceleração dos ciclos comerciais, dando fôlego ao caixa. Com investimentos acessíveis é possível disparar notícias e informação para todo o Brasil (e, quem sabe, o mundo) para aumentar significantemente o alcance de prospecção e vendas. Ainda que a marca tenha uma boa performance em busca orgânica ou links patrocinados (SEO e SEM), a credibilidade gerada pelas notícias é incomparável.

  1. Boas histórias conquistam clientes

Com o reinado de marcas como Apple e Google, ficou mais fácil falar sobre experiência do consumidor. A Assessoria tem um foco muito específico: ela não pretende apenas expor diretamente a marca, como os anúncios publicitários fazem. Por seu método sutil, cuidadoso e aprofundado de trabalhar com a informação, os especialistas em Comunicação Corporativa conseguem contar uma história, e, mais do que “vender” o serviço ou o produto, estão preocupados em trazer encantamento, valorizando qualidades e destacando diferenciais que se convertem diretamente em preferências de consumo e engajamento, as moedas mais valiosas desta Era.

Camila-GoytacazCamila Goytacaz é Consultora de Comunicação na NB Press, especialista em Comunicação Organizacional e trabalha há dezoito anos com formatação do discurso corporativo para a defesa de marcas e posicionamento de imprensa.

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