5 dicas para o varejo se preparar para datas sazonais

Como se destacar no marketplace

*Por Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores 

 

O varejo tem seu fluxo orgânico de vendas, mas em datas sazonais, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, das Crianças, Black Friday e Natal, o volume aumenta exponencialmente. Nesse cenário, o e-commerce mostrou um crescimento acelerado no início da crise sanitária acarretada pelo novo coronavírus, sendo a principal alternativa aos lojistas para manter os negócios em andamento. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em maio deste ano, as vendas online corresponderam a 11,6% do setor varejista do Brasil.   

 

Diante disso, o varejo consegue prever e se preparar para essas datas e atender melhor os consumidores.

 

Veja 5 dicas de para o varejo superar as expectativas dos clientes nos momentos especiais, como datas sazonais: 

 

1- Mapeie as datas comemorativas: saber quando o volume de vendas irá aumentar é o primeiro passo para suprir as demandas extras. Portanto, programa-se antes analisando as datas.

 

2- Analise o histórico dos períodos de maior volume: nem todas as datas comemorativas são rentáveis ao seu negócio. Nas mais fortes, como Dia das Mães e Natal, o aumento de vendas é esperado, mas, conforme seu core, no Dia do Orgulho Nerd não, por exemplo, fará sentido investir esforços. Analise quais datas lhe trazem maior retorno para se preparar melhor.

 

3- Planejar as ações com antecedência: a comunicação, os descontos e a logística de entrega precisam ser pensados e executados com maestria para que as expectativas dos clientes sejam atendidas e não haja reclamações. 

 

4- Descontos e facilidades reais: oferecer desconto para pagamentos à vista, ou praticar a redução de preços de modo que o consumidor não se sinta enganado. É sabido que algumas empresas agem de má-fé e aumentam os valores antes de datas comemorativas para encher os olhos dos clientes com grandes descontos. Os consumidores estão mais atentos a essas práticas e ficam de olho nos preços. Além disso, a loja pode ser acionada por órgãos regulatórios e ser multada por irregularidades. 

 

5- Estar pronto para a resolução rápida de problemas: por mais que se planeje, erros podem acontecer. Esteja atento a isso e tenha soluções para resolver as pendências o quanto antes e com menos impacto aos consumidores. 

 

O varejo tem 365 oportunidades para realizar boas vendas, mas algumas datas são ainda mais especiais e alavancam os negócios. Para ser bem-sucedido, explore o potencial de sua empresa, tenha organização e planejamento.  

 

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com  

 

Sobre a Giuliana Flores   

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores foi uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento.

Entre seus diferenciais, estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo como Ferrero Rocher, Nestlé,Heineken, Milka,Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor.

Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame AQUI nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br 

 

 

Informações à imprensa  

NB Press Comunicação  

Tel.: 55 11 99419-5757 l 55 11 99937-3715| 55 11 99419-5757  

E-mail: giulianaflores@nbpress.com  

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