Por Otto Pohlmann*
Como criar soluções para o seu modelo de negócio?
As transformações provocadas pela pandemia de covid-19 impactaram tanto a forma de fazer negócio em todo o mundo que, em alguns casos, as empresas precisam mudar junto em vez de simplesmente se adaptarem ao “novo normal”. Mais do que estratégia, é questão de sobrevivência para várias organizações: diante de tantas novidades, só uma metamorfose completa possibilita acompanhar as tendências do setor em que atua. A pesquisa DT Index, realizada pela Vanson Bourne, mostra que 92% das empresas estão reinventando seu modelo de negócio por conta do novo coronavírus. Para isso, é essencial contar com o apoio das melhores soluções tecnológicas. Confira cinco sistemas importantes:
1 – Gerenciamento de Active Directory
O Active Directory é uma das ferramentas mais importantes em qualquer cenário de transformação digital no ambiente corporativo. Nada mais é do que uma espécie de guia, um mapa que combina um banco de dados com informações sobre todo o ambiente tecnológico da empresa com técnicas que garantem maior segurança em todas as atividades, como acesso e autenticação de usuários. Fazer esse gerenciamento, portanto, torna-se fundamental. Com boas soluções, é possível controlar as identidades, simplificar processos e gerar relatórios otimizados para facilitar auditoria.
2 – Soluções na nuvem
As soluções de computação em nuvem já estavam em alta antes mesmo da pandemia de covid-19 – a aceleração digital apenas reforçou a importância dessas ferramentas no dia a dia das organizações. Em um cenário em que o home office e o modelo híbrido de trabalho são tendências, é possível contar com sistemas que podem ser acessados pela web para administrar os dispositivos móveis utilizados pelos colaboradores, monitorar servidores e facilitar a colaboração em diferentes projetos.
3 – Segurança de TI
Investir em aplicações de segurança está entre as principais preocupações de gestores e profissionais atualmente. Afinal, se todos os processos da empresa passam, em algum momento, por soluções digitais, é necessário garantir uma camada de proteção para evitar que informações importantes vazem ou, pior, sejam roubadas por cibercriminosos. É necessário investir em firewall, capaz de analisar a segurança dos dispositivos, fazer a gestão de senhas e administrar a rede com todo cuidado necessário.
4 – Proteção aos dados
Da mesma forma que é necessário proteger os dispositivos e as redes corporativas, é fundamental que a empresa contrate soluções capazes de garantir maior segurança aos dados trafegados – sem comprometer a praticidade e a velocidade com que se deslocam entre os dispositivos. Entre as melhores ferramentas disponíveis estão o backup e a recuperação de dados, proteção de endpoints e autenticação de usuários. Assim, é possível proporcionar maior integridade, confidencialidade e disponibilidade.
5 – Performance de rede
Por fim, a reinvenção de um negócio passa pela capacidade da rede corporativa de facilitar o acesso dos profissionais às informações mais importantes para suas tarefas – ao mesmo tempo que proporciona um ambiente mais seguro para todos. Ou seja, o desempenho da rede está diretamente relacionado ao desempenho da organização. Para isso, a dica é investir na coordenação do tráfego da rede, sabendo quem a utiliza e quais atividades são utilizadas, no gerenciamento de todos os dispositivos conectados, monitoramento de aplicações, entre outros recursos inseridos nessa estrutura.
*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail: centric@nbpress.com
Sobre a Centric Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro.
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