Com características diferentes de outros tipos de mercados, o e-commerce de nicho enfrenta alguns desafios e precisa se adaptar a diversas mudanças, mas também conta com grande potencial em meio a um universo de opções na internet. Hoje, é possível vender de tudo na rede, por mais específico que um produto ou serviço seja. Para isso, o ponto-chave é a especialização, além de planejamento para alcançar o cliente certo na hora certa.
Mas qual é a vantagem de reduzir o seu leque de produtos? Ao focar em uma especialidade, você se diferencia dos demais sites de venda, que oferecem de tudo; tem mais domínio do mercado; e atrai um público mais interessante e fiel ao seu negócio. Esse posicionamento preciso da marca facilita a comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente – peças-chaves para o sucesso dos comércios virtuais.
Quando um empreendedor se torna especializado em um trade, consegue entender exatamente as necessidades do público e construir suas estratégias e o próprio site de forma focada, atendendo às demandas de alguém que faz uma busca direcionada.
Para trabalhar o público-alvo, é necessário estar ciente de informações como gênero, faixa etária, nível de escolaridade, classe social e profissão das pessoas que buscam por esse tipo de produto. É preciso ter um perfil detalhado para direcionar o conteúdo que será publicado no site, a fim de atrair a atenção. Com essas informações, também é possível definir o layout e os recursos necessários, como tipo de imagem, cor, tipografia e template mais atrativos e funcionais para a audiência.
Alguns nichos podem encontrar mais obstáculos do que outros, mas de maneira geral, todos os segmentos precisam se preparar. Para se manter relevante mesmo em momentos de crises, é necessário utilizar a internet a seu favor. O e-commerce de nicho precisa integrar ferramentas on-line para construir sua imagem de referência e ampliar os resultados.
O processo de um e-commerce começa bem antes de ele existir. Como em todo negócio, inicia-se o plano, as estratégias, o levantamento de custos, entre outros pontos fundamentais para o desenvolvimento. Outros aspectos essenciais ao longo do processo vão ao encontro de investir em um bom serviço de atendimento ao consumidor para alcançar devolutivas positivas e negativas dos clientes, em canais digitais para ampliar a marca e oferecer produtos variados no ramo de atuação.
Oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a compra no site, app até a entrega do produto, é fundamental. É preciso que a jornada estimule a vontade de querer comprar novamente na sua loja.
Para o sucesso, é preciso ainda apostar em estratégias de marketing que sejam certeiras e segmentadas. No e-commerce, sabemos que esses conhecimentos precisam ser ainda mais estudados, principalmente se você se especializar em um mercado específico.
A publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação, já que está diretamente ligada ao público que se pretende atingir. Por isso, você garante mais conversões, uma vez que consegue focar os anúncios, por exemplo.
Trabalhar esses desafios pode trazer o acesso ao grande potencial do e-commerce nichado e, assim, garantir a saúde e o crescimento da empresa. Para se ter uma ideia, dados da ABComm mostram que as pequenas e médias empresas (PMEs) são responsáveis hoje por 22% do total dos valores transacionados no comércio eletrônico e representam mais de 90% do total de lojas on-line no país. Somente no ano passado, o número de lojas virtuais atingiu aumento superior a 20% – crescimento puxado em grande parte por pequenos e médios e-commerces que buscam se tornar referência em seus segmentos de atuação.
* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país que ocupa 70% de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com
Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor.
Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.
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