Flores e itens presenteáveis: como oferecer uma boa jornada para o cliente?

Loja física, virtual ou marketplace: como lidar com essas estratégias?

Com o retorno das celebrações presenciais, como festas e casamentos, o mercado de flores vem impulsionando a retomada da economia no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o segmento é uma engrenagem importante para o país. Para se ter uma ideia, é responsável por 210 mil empregos. Em 2021, alcançou o faturamento de R$ 1,8 milhão. A pesquisa aponta ainda um aumento de 15% no mercado de flores no ano passado.

Durante a pandemia, o mercado de vendas on-line se destacou. Em meio à crise sanitária, surgiu a necessidade de enviar lembranças a pessoas queridas, com o intuito de criar a aproximação que estava restrita, ou até mesmo de decorar a casa, já que quase todos passaram praticamente o tempo todo lá.

A jardinagem ainda se tornou um hobby para muitos brasileiros nesse período. As plantas passaram a preencher os lares e tornar o ambiente aconchegante durante o distanciamento social. O mercado de flores tinha expectativa de queda no início da pandemia por conta da suspensão de eventos, mas, devido a diferentes estratégias de vendas adotadas pelos produtores, como delivery e e-commerce, e a popularização das flores como decoração, o setor registrou alta no final de 2020.

A praticidade desse formato de compras atingiu, inclusive, pessoas que não pensavam em comprar flores on-line, fazendo o modelo se consolidar. O ponto de virada está na facilidade para adquirir e receber itens de floriculturas pelo e-commerce, que melhorou ainda o profissionalismo do setor. Afinal, hoje as pessoas se sentem mais seguras para realizar esse tipo de compra.

Porém, por se tratar de um produto delicado e perecível, é preciso lançar mão de alguns cuidados e investir em estratégias para oferecer uma boa jornada ao cliente e garantir sua fidelização. Cada carga é diferente, por isso é fundamental entender esse processo para tratar as entregas de forma personalizada, garantindo que o produto chegue impecável às mãos dos clientes.

No ramo das flores é necessário ainda respeitar a particularidade de cada espécie, buscando potencializar os aspectos positivos e a beleza de cada uma. A dica é apostar em embalagens e caixas apropriadas para que cada flor chegue intacta e perfeita na casa do consumidor. Além disso, compartilhar sugestões de cuidados e preservação com o público amplia sua durabilidade e, de quebra, estreita o relacionamento com o consumidor.

Investir no transporte regional e personalizado também funciona. É importante viabilizar parcerias locais que garantam entrega rápida, com veículo apropriado para cada pedido, e que proporcionem treinamentos junto à marca para garantir a perpetuação do estilo e da credibilidade da loja.

Flores são o tipo de presente clássico e difícil de errar, com opções para todos os gostos e idades. É um mercado enorme, que cresceu muito nos últimos dois anos e ainda tem potencial de expansão – especialmente com estratégias de fidelização e uma dose de carinho.

* Clóvis Souza é fundador da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores do país, ocupando 70% no Brasil de market share no Brasil, com mais de 400 mil entregas feitas por ano – giulianaflores@nbpress.com

 

Sobre a Giuliana Flores

Criada há mais de 30 anos pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, nascida em 2000. Enfrentando o “boom” da internet, quando várias empresas “ponto.com” fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, além das fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao e-consumidor.

Atualmente, a Giuliana Flores conta com 280 mil visitantes únicos/mês, compostos por um público pertencente às classes AA, A e B, com idade média entre 25 e 55 anos e atende a mais de 5 mil cidades. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017 e 2018, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo e-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação

Tel.: 55 21 98857-5330

E-mail: giulianaflores@nbpress.com

 

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