A importância da Indústria no cuidado da alimentação do consumidor
A indústria alimentícia tem papel importante na conservação dos alimentos, bem como na transformação e criação de novos produtos, ampliando as possibilidades de consumo, já que os alimentos in natura têm durabilidade menor. Além disso, esta indústria permitiu maior acesso a alimentos variados, atendendo às necessidades da população. Em meio a isso, além de pensar na saúde e no bem-estar de seus consumidores, ela tem a responsabilidade sobre o impacto que sua atividade causa ao meio ambiente.
O mercado alimentar precisa compreender seu papel na saúde e nutrição da população, já que são responsáveis por distribuir seu produto, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a ele, e consequentemente, aumente seu consumo. Cabe à indústria buscar melhores matérias primas, priorizar o uso de ingredientes naturais, ser ponderada quanto ao uso de insumos artificiais.
O alimento é o nosso combustível, ele nos permite realizar todas as tarefas do dia a dia, fazendo o corpo funcionar. Um estilo de vida saudável inclui uma dieta rica em nutrientes, considerando o consumo de alimentos variados, a ingestão de água em quantidade satisfatória para manter o organismo hidratado; a prática de atividade física de forma regular; e boas noites de sono. Tudo isso contribui para manter a saúde.
Pensando nas possibilidades de consumo, os iogurtes são versáteis, fabricados a partir da fermentação do leite, adicionando-se fermentos lácteos, uma rica fonte de proteínas de elevado valor biológico que contém todos os aminoácidos essenciais de que o nosso corpo precisa.
É importante pontuar que para escolher um iogurte é necessário o mesmo cuidado que os demais alimentos: buscar aqueles feitos com ingredientes naturais, sem açúcares e adoçantes artificiais e com matéria-prima de qualidade.
Outra gama de ofertas em alta é a de produtos sem lactose, uma vez que aproximadamente um terço dos brasileiros são intolerantes a esse carboidrato do leite, conforme aponta um levantamento do Datafolha. A grande vantagem é que todas as pessoas, intolerantes ou não, podem consumir esses produtos, que são hoje comercializados em forma de leites, manteigas, queijos e iogurtes. Um outro exemplo são os produtos ricos em proteína, nutriente fundamental para a manutenção de massa muscular e que proporcionam mais saciedade.
O consumidor pode e deve olhar o rótulo dos produtos, principalmente a lista de ingredientes, porque ela informa o que está sendo ingerido. Desse modo, permite a ele fazer melhores escolhas no momento de comprar.
Retomando a questão da indústria, ela deve pensar em como minimizar os impactos ambientais, como o desperdício de alimentos, bem como o uso excessivo da água (fazer reuso), o descarte correto de materiais para não poluir rios e solo, e se atentar a emissão de gases do efeito estufa.
Em suma, a alimentação é uma cadeia, onde todas as partes envolvidas têm seu papel de atuação. Compete às empresas buscar melhores ingredientes e trazer mais qualidade para o consumidor, eventualmente mostrar quem são produtores parceiros, o processo de produção e evidenciar nos rótulos a composição de cada produto e sua informação nutricional, bem como o cuidado para com o meio ambiente, e ao consumidor ser assertivo nas escolhas dos produtos que irá consumir.
*Thiago Farias Cabral é gerente de indústria da Verde Campo, pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite. – verdecampo@nbpress.com
Criada em 1999, a Verde Campo possui o DNA da inovação na oferta de produtos saudáveis e de qualidade aos brasileiros. Com sede em Lavras, no interior de Minas Gerais, é pioneira no mercado de produtos sem lactose, englobando linhas de iogurtes, shakes, queijos, requeijão e creme de leite. Para garantir produtos 100% naturais e livres de conservantes, corantes e aromas artificiais, a Verde Campo conta com soluções tecnológicas para garantir que todo o processo, da fazenda à mesa do consumidor, estimule a saudabilidade.
Em 2018, a marca foi pioneira em lançar um manifesto pela vida saudável, abolindo ingredientes artificiais de todos os seus produtos. Destaque na Revista SuperHiper Abras 2021 com o tema Líderes de Vendas. Desde 2016, integra o portfólio da Coca-Cola Brasil.
Informações à imprensa
Tel.: 11 99419-5757
E-mail: verdecampo@nbpress.com