Desmistificando o C level: CEO conta 6 segredos para uma trajetória de sucesso

Desmistificando o C level: CEO conta 6 segredos para uma trajetória de sucesso

6 segredos para construir uma trajetória de sucesso

 

Muito se fala sobre fórmulas para o sucesso. Para que toda receita aconteça, é preciso ter os ingredientes adequados, e cada um dá o seu tempero. Consigo pensar em alguns movimentos para se chegar a uma carreira dita de sucesso, e vou compartilhar com vocês…

Vislumbrar as pessoas que têm o mesmo propósito que você, como fonte de algo a acrescentar, nunca como concorrentes. Vocês têm habilidades e experiências completamente diferentes e complementares. Caminhando com pessoas boas, que estão alinhadas no mesmo propósito, o sucesso é garantido, porque ambos estarão em busca das mesmas respostas e vão somar as forças e habilidades para atingir o sucesso, que, apesar de ser pessoal, também é compartilhado. Quando compartilhamos esse caminho, compartilhamos as vitórias e as responsabilidades.

Fazer conexões e saber ouvir com atenção boas histórias, aprendendo com os erros e acertos de pessoas que já vivenciaram experiências diferentes das suas são maneiras de chegar mais longe. A teoria dos Seis Graus de Separação, do psicólogo americano Stanley Milgram, nos mostra o quanto as conexões são reais e podem nos levar a qualquer pessoa do mundo, desde que os propósitos estejam alinhados. Com isso, consigo elencar seis dicas para uma ascensão rápida na carreira:

  1. Sempre buscar ter por perto pessoas com habilidades que você não tenha – e isso vale para o âmbito pessoal e profissional –, e que até mesmo não faz sentido desenvolver, já que é muito mais vantajoso e estratégico ter outra pessoa que a desenvolve melhor que você mesmo por perto.
  2. As soft skills são extremamente valiosas no mundo VUCA (um acrônimo de: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, que originalmente são Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity) no qual vivemos. Saber ouvir e se comunicar assertivamente é essencial para ter um bom convívio com a equipe e mostrar a todos a importância e o impacto das suas entregas.
  3. Saber receber e dar feedbacks construtivos sem levar para o lado pessoal contribui para um crescimento contínuo de todas as habilidades pessoais, profissionais e de convívio em comunidade.
  4. Mesmo que demore para que as pessoas deem valor às suas entregas, você não precisa mostrar que fez ou reforçar insistentemente a qualidade do seu trabalho. Apenas faça da melhor forma possível, saiba pedir ajuda quando necessário e tenha humildade para falar que não sabe ou tem dificuldade para cumprir determinada tarefa, sempre se mostrando disponível para aprender.
  5. Você não precisa ser perfeito e entregar tudo com perfeição. Ninguém é perfeito e erros acontecem. A capacidade de reconhecer o erro e ter a coragem de ser imperfeito é muito mais valiosa que a busca incessante pela perfeição, que não existe. A humildade em reconhecer isso é uma das tarefas mais difíceis quando se almeja uma ascensão de carreira, mas também é a mais valorizada por bons líderes.
  6. Por fim, como médico, levo muito a sério a minha saúde mental e a dos colaboradores que trabalham junto a mim, ou que estão diretamente ligados às minhas ações. Saber separar trabalho de vida pessoal, momentos em família e atividades pessoais é essencial para garantir uma assertividade micro e macrogerencial.

Em resumo, todos esses itens são ingredientes, como estar sempre perto de gente boa, que compartilhe de habilidades complementares às suas e tenha o mesmo propósito que o seu. Garantir que o ambiente de trabalho seja amistoso, com colaboradores satisfeitos e felizes com suas entregas é fator-chave para solidificar a cultura da empresa. Fazendo isso, todos saberão da sua capacidade em estar à frente de uma Instituição, mesmo que você não fale abertamente a ninguém.

Bons líderes sabem reconhecer bons funcionários que estão alinhados com a missão, visão e valores da empresa.

 

*Rafael Kenji Hamada é CEO da Feluma Ventures uma Corporate Venture Builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação – felumaventures@nbpress.com

 

Sobre a Feluma Ventures

A Feluma Ventures é uma Corporate Venture Builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação. Nosso foco é a ampliação e a criação de novas atividades, ferramentas ou processos diferenciados que possam resolver as dores do mercado de saúde e serem incorporadas às Instituições de toda a rede Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado), transformando a educação na área da saúde e, consequentemente, o bem-estar das pessoas. Pertencente ao grupo FCJ Venture Builder, multinacional que leva a inovação como base de ação com sede em Belo Horizonte (MG), pioneira no ramo de Venture Building na América Latina, presente também nos Estados Unidos, na Europa e no México.

 

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação

Tel.: 11 99327 – 8510 l 55 11 99937-3715

E-mail: felumaventures@nbpress.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados