Por NB Press e Thiago Régis*
A crise econômica que assombra o país nos últimos tempos não é novidade. De acordo com o Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB), a perspectiva de crescimento da economia nacional é de 3%. Esse número é o pior desde 1990, quando o PIB registrou uma contração de 4,20%. Aspectos do mau desempenho financeiro nacional são noticiados com frequência nos principais veículos de comunicação. No meio de tudo, é comum que o empreendedor se questione quais são os melhores caminhos para se manter alheio à situação financeira do Brasil.
Em períodos como esses, as três primeiras decisões dos gestores costumam ser: cortar funcionários, diminuir a verba do marketing e buscar por fornecedores mais baratos. No entanto, o que por muitas vezes passa sem ser notado é que esse tipo de redução de custos é apenas uma solução paliativa ao baixo fluxo de clientes e à redução do tíquete médio. O melhor caminho é garantir que sua empresa mantenha estrutura financeira e capacidade operacional com foco nas melhores oportunidades de negócio, e que os investimentos sejam feitos de forma a atrair o melhor retorno possível.
Oportunidade
Para gerar novas oportunidades, o marketing digital é imprescindível, pois possibilita que os resultados sejam analisados frequentemente, mostrando quais são os principais erros e acertos de determinadas campanhas. Além disso, é possível segmentar o público, definindo quem irá ver determinado anúncio, tornando as ações mais democráticas e assertivas.
A chance de efetuar um investimento inicial baixo, com possibilidades de mensuração, segmentação e ajustes, pode servir como um gatilho para a geração de leads. Atuar com o marketing digital por meio de todas as suas ferramentas, como o inbound marketing e o remarketing, pode auxiliar na recuperação econômica de organizações que buscam se destacar.
A transformação digital também é um processo que ocorre na imprensa em geral, fazendo crescer o número de mídias digitais dia após dia, enquanto o número de mídias impressas é cada vez menor. Por isso, contar com uma agência de PR para elaborar e executar planos de comunicação que consigam inserções de impacto em matérias online pode auxiliar na recuperação econômica de organizações que querem se destacar e crescer.
Manter a estratégia de sua empresa atualizada é importante o ano todo, mas em períodos difíceis pode ser a ocasião perfeita para colocar foco extra e impulsionar os resultados.
* Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa
* NB Press é uma agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com.br