Conheça as principais dúvidas do e-commerce sobre a logística

Conheça as principais dúvidas do e-commerce sobre a logística

Por Marcos Arante *

Ao mesmo tempo que o comércio eletrônico atinge recordes e níveis jamais vistos no Brasil, com direito a faturamento de R$ 87,4 bilhões e crescimento de 41% em 2020 (a maior alta em 13 anos, segundo relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen), uma preocupação dos gestores de e-commerce do país também cresce: a logística. Fazer os pedidos se deslocarem pelo país de um lugar a outro realmente não é tarefa simples. Exige que diferentes serviços estejam sincronizados para operarem de forma conjunta e, assim, entregarem os resultados esperados. Natural, portanto, que os profissionais do varejo on-line tenham várias dúvidas rondando suas cabeças. Mas quais são elas? Conheça os principais questionamentos que sempre envolvem a logística:

 

1 – Correios ou transportadora?

A resposta depende do tamanho e dos objetivos do negócio. Lojas pequenas e/ou em início de operação podem escolher os Correios graças ao custo obrigatório com a cota mínima de contrato. Conforme o volume aumenta e fica mais difícil gerenciar uma quantidade maior de pedidos, é recomendado contratar transportadoras privadas, que chegam a ter preço e prazo mais competitivos. O importante, contudo, é tentar diversificar os tipos de entregas com diferentes parceiros e modais.

 

2 – Qual é o melhor tipo de frete?

Para e-commerce, o mais recomendado é o CIF, sigla para “custo, seguro e frete”. Nessa modalidade, o pagamento é feito na origem, e o vendedor fica responsável pelos riscos e custos do transporte até a entrega. Por conta disso, é uma modalidade bastante popular em negócios B2C, ou seja, com vendas ao consumidor final, ou com alto volume de remessas para clientes diferentes. Nele, o cliente final paga a mercadoria e o frete de uma só vez.

 

3 – Devo terceirizar a logística? Em qual momento?

Não existe um momento adequado, uma vez que depende de cada estratégia do negócio. Geralmente, lojas menores ou que estão começando decidem terceirizar a operação logística rapidamente por conta do investimento mais baixo e até pela facilidade na gestão dos transportes. Contudo, há empresas maiores que buscam montar uma frota própria para ter controle nos custos e na operação, criando estratégias para economizar nessa área. Entretanto, é preciso ter em mente que isso exige outros recursos, como espaço físico, profissionais e sistema para manter tudo em funcionamento.

 

4 – Como evitar as devoluções de produtos?

Não há nada mais frustrante no e-commerce do que enviar o pedido e ele retornar. Um dos principais motivos é justamente o endereço incorreto do cliente – o que demonstra uma falha no cadastro dele e sua necessária atualização. Disponibilizar o rastreio e mantê-lo atualizado permite que o cliente esteja ciente de quando sua mercadoria irá chegar e, dessa forma, poderá se programar para recebe-la, evitando assim a devolução por ausência do destinatário. Outra situação que minimiza as devoluções é a integralidade do pedido, tanto na montagem correta da embalagem quanto na conservação do produto em si, principalmente durante o transporte.

 

5 – Como a empresa de logística pode atender à demanda?

Quem pensa que empresa logística se resume apenas à transportadora se engana. Por trás de todo esse processo, há o cumprimento de diferentes etapas que, a princípio, até parecem simples, mas depois se revelam complexas. Entre os principais serviços estão coleta de cargas, transporte dedicado, crossdocking, movimentação e armazenagem, gestão de transporte, entre outros. É preciso integrar esses diferentes serviços e ações para conseguir chegar ao resultado esperado.

* Marcos Arante é CEO da Equilibrium, plataforma voltada à gestão logística – e-mail: equilibrium@nbpress.com

 

Sobre a Equilibrium

Fundada em 2019, a Equilibrium é uma plataforma SaaS (software como serviço) de Orquestração Logística que conecta embarcadores com operadores de múltiplas modalidades de transporte e armazenagem. Por meio de algoritmos de Inteligência Artificial, a empresa faz a análise da demanda de transporte e recomenda os melhores operadores logísticos para a necessidade específica de nível de serviço. Isso permite que os clientes reduzam custos e prazo dos fretes e possam acompanhar todas as entregas em tempo real com indicadores inteligentes que facilitam a tomada de decisão. Para mais informações, acesse: http://www.equilibriumlogistica.com.br

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação 

Tel.: 55 11 3254 6464 l 55 11 99937-3715

E-mail: equilibrium@nbpress.com

 

1 Comment

  1. Maravilha, Perfeito seu conteudo, somente para complementar, tem um programa chamado: Software PCG, esse Software é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue obter trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para anunciar e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Abraços 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Microviolências

Microviolências

*Por Ronaldo Ferreira Júnior   Você sabe qual é o animal mais perigoso do mundo? Se sua resposta foi um dos “big five” que povoam o