Frete que cabe no bolso

Por NB Press *

Uma das grandes dificuldades que donos de lojas virtuais enfrentam é conseguir bons preços para o envio dos produtos. Afinal, não basta disponibilizar ofertas, o valor do despacho deve ser atrativo aos potenciais clientes. O frete representa 62,6%* dentro dos gastos logísticos de um e-commerce, enquanto armazenagem fica com 19,9% e manuseio apenas 17,5%. Então, como conseguir um resultado rentável ao proprietário? Confira quatro dicas para não sair perdendo e não baixar o ticket médio de seu negócio.

  • Tenha estoque consignado: Ao invés de ter um local para guardar seus itens, faça parcerias com outros empreendedores do mesmo segmento. Conhecida como dropshipping, o dono do e-commerce mantém apenas o catálogo em seu site e o fornecedor empacota e envia o pedido diretamente para quem o comprou. Apesar de apenas 6% dos lojistas utilizarem integralmente esse método, essa é uma ótima opção em tempos de crise.

 

  • Feche contrato: Apesar das reclamações, 81% dos estabelecimentos usam os serviços dos Correios. O que muitos não sabem é que a instituição oferece um acordo diferenciado aos lojistas. Os benefícios são atraentes: desconto de 30%, acesso ao e-sedex, logística reversa e faturamento mensal.

 

  • Cuidado com o “frete grátis”: essa modalidade é perfeita para chamar mais compradores, no entanto, deve ser usada com inteligência. Para ceder o privilégio é ideal ter um valor mínimo estipulado na compra. Encare como um desconto e não como regra. Para ter noção, a quantia média exigida para este benefício aumentou de R$170,00 em 2013 para R$255 em 2015.

 

  • Crie meios de entregas alternativas: Avalie o perfil de seus fregueses, caso o endereço seja próximo ou na mesma cidade, utilize um motoboy ou mesmo um carro próprio. Além de economizar, a entrega chega mais rapidamente, favorecendo os dois lados. Outra possibilidade é contratar alguém que faça essas remessas de bicicleta. Essa é uma maneira consciente e chama atenção da clientela, que valoriza empresas criativas e amigas do meio ambiente.

 

Fonte: Pesquisa logística no e-commerce brasileiro 2015 – ABComm

* NB Press é uma agência de comunicação especializada em engajar marcas com seu target por meio de ações de assessoria de imprensa, conteúdo, blogs, newsletters, redes sociais e influenciadores – www.nbpress.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados