*Por Yara Machado, CEO da Céu de Prata
Empreendedoras no ramo de joias: como se aprimorar?
Estabelecer um pequeno negócio é uma empreitada desafiadora, marcada não apenas pela busca por recursos financeiros, mas também pela falta de experiência em gestão e negócios. Segundo dados do Mapa de Empresas do Governo Federal, somente no primeiro quadrimestre do ano passado (2023), 736.977 mil empresas fecharam no Brasil. Esse desafio é ainda maior no mercado de joias e acessórios, no qual o conhecimento aprofundado em materiais e identificação do público-alvo é crucial.
Diante desse cenário, a iniciativa de mentoria envolvendo empresários com negócios consolidados, surge como estratégia valiosa para auxiliar empreendedoras que estão começando.
A mentoria é um processo de orientação e aconselhamento, em que uma pessoa mais experiente oferece orientação, conhecimento e suporte a outra, visando ao desenvolvimento profissional e pessoal. Geralmente são feitos encontros virtuais com um pequeno grupo de pessoas ou até mesmo uma reunião exclusiva com um único mentorado. Além disso, o participante recebe material de apoio com dicas e outras informações no formato de e-book.
As lojas de joias e a internet
Atualmente, a internet impulsiona o mercado de joias, por isso a presença digital de uma marca é muito importante. Nesse contexto, o treinamento voltado para esse público envolve a análise minuciosa do perfil da empresa na web, o que inclui site e redes sociais. O objetivo é formular estratégias de vendas que aprimorem a presença on-line.
Palavra-chave é planejamento
O treinamento é focado no compartilhamento de conhecimentos e networking. São abordados também conceitos fundamentais, como a relevância da elaboração de um planejamento no início de uma pequena empresa, já que a ausência dessa ação aumenta consideravelmente as chances de fracasso. Na fase inicial, é imprescindível dedicar total atenção ao estudo do produto e do setor no qual se planeja atuar.
A proposta da mentoria é inspirar a perseverança, mesmo diante das dificuldades do começo. Por isso, o foco das grandes empresas é compartilhar o conhecimento adquirido e fortalecer o ecossistema, auxiliando as menores a escalarem seus negócios. Afinal, o crescimento conjunto é mais significativo do que o individual e a colaboração se torna a chave para o sucesso coletivo.
*Yara Machado é CEO da Céu de Prata, empresa paulistana com foco em vendas de joias on-line – e-mail: ceudeprata@nbpress.com.br.
Sobre a Céu de Prata
Criada em 2016, a Céu de Prata é uma empresa paulistana com foco em vendas de joias on-line. A marca trabalha com diversas categorias de produtos em todo o território nacional. Com parcerias de peso com grandes revendedoras pela internet e presente em marketplaces como Amazon, Giuliana Flores, Mercado Livre e Shein, a empresa foca em sua estratégia de ampliação geográfica, sem deixar o atendimento humanizado de lado. Mais informações no site: https://www.ceudeprata.com.br/.
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