Marketing para os negócios
O live marketing tem o poder de ampliar e dar mais visibilidade para ações promocionais, envolver e engajar ainda mais o público-alvo, para que participe das experiências que as marcas propõem, colocando-o literalmente na posição central de seu relacionamento com elas.
Nesse cenário, o phygital, nome usado para designar ações presenciais que integram ações digitais, é mais um, entre tantos outros campos infinitos de atuação do live marketing. E, nesse momento, em que, acredito, as piores fases da pandemia da covid-19 ficaram para trás, existe uma demanda reprimida para a realização de eventos presenciais e memoráveis. É a hora de criar conexões emocionais e comerciais em todas as oportunidades.
Puxando da memória, em uma edição do Rock in Rio, o Itaú, um dos patrocinadores do evento, colocou uma roda gigante na Cidade do Rock. Não contente, a Heineken, na mesma edição, instalou uma tirolesa em frente ao palco principal. Por trás disso estava o objetivo de entreter, surpreender, emocionar, mas também vender mais de 1 milhão de litros de cerveja ao longo dos sete dias de festival.
Indo além de marcas específicas, recentemente passou pelo Centro Cultural Banco do Brasil (SP) a exposição “A Tensão”, do artista argentino Leandro Erlich. A grande atração era uma piscina onde as pessoas entravam e não se molhavam – uma experiência imersiva. O Morumbi Shopping (SP) recebeu a “Beyond Van Gogh”, com as principais obras do impressionista holandês, no também no formato imersivo.
O live marketing sempre foi uma forte ferramenta de comunicação, mas se mostra cada vez mais eficiente em entender e se adaptar à cultura de seu tempo, em entender as dores e os desejos das pessoas, por isso a cada ação, a cada evento, esse mercado e seus profissionais se superam e superam as expectativas do público, criando conteúdo e atrações desejáveis que encantam e surpreendem os espectadores. O live marketing tem conseguido nos levar além, pois aprendeu a ressignificar, a partir das pessoas, o relacionamento com as marcas.
*Ronaldo Bias Ferreira Jr. é sócio-diretor da um.a Diversidade Criativa (https://www.linkedin.com/in/ronaldobias/ — https://linktr.ee/Ronaldobias). Formado em comunicação social e marketing, é empresário, empreendedor e fundador do programa de capacitação Mestre Diversidade Inclusiva (MDI), em parceria com a Pearson Educacional. É membro permanente do conselho da Associação Brasileira de Live Marketing (Ampro), colunista da Promoview e do Portal Eventos, e atua ampliando a voz de protagonistas, como um forte aliado da diversidade, equidade e inclusão no mundo corporativo – uma@nbpress.com .
Com mais de 26 anos, a um.a #diversidadeCriativa está entre as mais estruturadas agências de live marketing do Brasil, especializada em eventos, incentivos e trade. Entre seus principais clientes estão Pearson, IBGC, SBT, ABRH-SP, entre outros. Ao longo de sua história ganhou mais de 40 “jacarés” do Prêmio Caio, um dos mais importantes da área de eventos.
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