O papel da instituição financeira na proteção e ascensão do e-commerce

O papel da instituição financeira na proteção e ascensão do e-commerce

Instituição financeira e ascensão do e-commerce

Dados são cada vez mais valiosos para os fraudadores. Quando se fala de e-commerce, segurança nunca é demais. O tema é centro de debate nos últimos meses, em especial, após a repercussão nacional do incidente com as Lojas Americanas, que identificou um acesso não reconhecido. Os sites do grupo caíram por alguns dias com prejuízo de pelo menos R$ 3,5 bilhões. Outro caso parecido aconteceu com o Mercado Livre, quando dados de aproximadamente 300 mil usuários foram indevidamente acessados.

Em uma sociedade sempre mais digitalizada, em que o comércio on-line mundial deve crescer 55,3% nos próximos três anos, muito se fala dos cuidados, investimentos e estratégias que os empreendedores precisam colocar em prática. Aplicar em tecnologia de segurança é uma alternativa cada vez mais adotada pelas empresas, mas as instituições financeiras também têm papel fundamental nessa dinâmica.

É importante que bancos e outras organizações do setor se tornem protagonistas nessa luta contra fraudes. Uma ação indicada é apostar na comunicação e difusão de informações com os clientes. Campanhas de prevenção de golpes, que envolvem dicas sobre cuidados na hora de efetuar pagamentos, podem surtir efeitos importantes para usuários e vendedores.

Outras ações, como ampliar a segurança de boletos para evitar fraudes e oferecer às lojas virtuais funcionalidades para facilitar as compras, também podem revolucionar a perda de vendas na página de check-out, por exemplo. Se a instituição investe em boa comunicação visual e sistemas intuitivos, de forma geral, diminuirá expressivamente o abandono de carrinhos.

A segurança precisa ser encarada como uma empreitada coletiva. Quanto mais agentes do mercado se engajarem nessa questão, maiores serão as barreiras contragolpes e melhores serão os estímulos para aquecer o segmento de vendas on-line.

 

*Mauricio Salvador é presidente da ABComm, entidade que fomenta o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxilia na criação de políticas públicas para o setor – e-mail: abcomm@nbpress.com

 

Sobre a ABComm

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o e-commerce com conhecimentos relevantes e auxiliar a criação de políticas públicas para o setor. A associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do mercado. A entidade sem fins lucrativos é presidida por Mauricio Salvador e conta com diretorias específicas criadas para aprofundar discussões, entre elas: omnichannel; relações governamentais; mídias digitais; relações internacionais; meios de pagamento; capacitação; desenvolvimento tecnológico; empreendedorismo e startups; jurídica; métricas e inteligência de mercado; crimes eletrônicos; e marketing. Para mais informações, acesse: www.abcomm.org.

 

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Tel.: 55 11 3254 6464 l 55 11 99937-3715

E-mail: abcomm@nbpress.com

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