4 sugestões de pratos que harmonizam com cervejas artesanais para verão

4 sugestões de pratos que harmonizam com cervejas artesanais para verão

A paixão dos brasileiros pela cerveja tem se acentuado. Ano passado, foram vendidos mais de 13,3 bilhões de litros no país, conforme aponta um estudo realizado pela Euromonitor. Assim, o Brasil se torna o terceiro maior mercado de cervejas do mundo, ficando atrás da China e dos Estados Unidos.

Esse crescimento também refletiu no mundo das cervejas artesanais. Ano passado, o mercado comemorou o aumento de 14,4% no número de cervejarias, chegando a 1.383 em todo o país. Agora todos os estados brasileiros registram ao menos uma cervejaria em atividade.

Com o verão se aproximando, escolher as cervejas certas para acompanhar a estação se torna bem convidativo. Além de explorar melhor os sabores e aromas dos ingredientes inseridos nos rótulos, também é possível harmonizar com diversos pratos, incluindo sobremesas. Veja 4 dicas de harmonização com iguarias tradicionais que prometem refrescar a temporada:

O tradicional camarão frito

A primeira harmonização une um estilo clássico alemão com um prato típico do litoral, o camarão frito. A Munich Helles, que na tradução significa, ‘clara de Munique’, é uma cerveja leve, refrescante, feita com malte de cevada para destacar os sabores adocicados do grão. Possui baixo amargor e, em média, possui 5% de teor alcoólico. Essas características são perfeitas para harmonizar com o camarão pois destaca os sabores do prato, limpa o paladar e sua leveza permite aproveitar a porção sem ficar “estufado”.

 

1

Ceviche

Em alta na gastronomia, é um prato da culinária peruana baseado em peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico. Em geral é feito com pescada-branca, camarão, lagosta e até polvo – cada cozinheiro dá seu toque. Uma opção boa para acompanhar é a Witbier, com seus sabores cítricos, feito com casca de laranja. Algumas versões têm notas de coentro, que harmoniza com peixes e é usado no tempero do prato. A Witibier é feita à base de trigo, levemente adocicada, com teor alcoólico em torno de 5%.

 

2

Paella

O prato à base de arroz, típico da gastronomia valenciana e muito pedido no litoral vai bem com uma Strong Golden Ale. Uma cerveja de estilo belga e muito potente. De alto teor alcoólico e sabor marcante, vai de encontro as especiarias e temperos utilizados no prato. Pelo seu caráter mais robusto, essa harmonização é servida como prato principal do almoço ou jantar. Uma dica perfeita para quem busca mais do que só as praias do litoral.

 

3

 

 

Petit gateau

Ao contrário do que muitos pensam cerveja e sobremesas formam uma ótima dupla. O tradicional bolinho de chocolate com sorvete combina com cervejas escuras, com maltes tostados e caramelizados. Estilos como Brown Ale, Stout, Porter, entre outros, ajudam a equilibrar os sabores adocicados do prato. Ideal para você descobrir o quão mágico pode ser o mundo da cerveja com sobremesa.

 

4

Sobre a Toca da Cerveja

Localizado no Centro Histórico de Ilhabela, a Toca da Cerveja é um espaço dedicado a disseminação da cultura cervejeira. Com valores democráticos, apresenta uma vasta carta de cervejas artesanais, nacionais e importadas, inclusive com rótulos exclusivos, para consumo local ou para degustar em casa. Além disso, oferece produtos personalizados como abridores de garrafas, copos e kits para presentear. Acesse: https://instagram.com/tocadacervejailhabela

Informações à imprensa

NB Press Comunicação

Tel.: 55 11 3254 6464 l 55 11 99937-3715

E-mail: tocadacerveja@nbpress.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos Relacionados