A transformação digital como forma de melhoria da qualidade da saúde

Características de times de alta performance

Digital como melhoria na saúde

A transformação digital na saúde é uma ferramenta importante para o alcançar o chamado Triple Aim, que tem como objetivos melhorar a qualidade do atendimento, melhorar a satisfação do paciente e diminuir os custos da saúde. Através desses 3 princípios, aliados à satisfação no trabalho, chegamos a uma metodologia que tem o enfermo como foco do cuidado, a chamada Medicina Baseada no Valor, que pode até mesmo ter seu significado ampliado para Medicina Baseada no Cuidado.

O entendimento da importância do paciente no centro do cuidado é intensificado através das evidências das ferramentas digitais, que possibilitam uma melhor coleta de dados, de forma mais rápida e resolutiva. Os dados são utilizados para intensificar o entendimento dos gestores e profissionais de saúde sobre a jornada do paciente, que vai além do atendimento.

Podemos fazer um paralelo entre a melhoria da qualidade do atendimento com um conceito muito conhecido atualmente, o UX Design, ou User Experience, que basicamente é a capacidade de entender a jornada do usuário em todos os aspectos. Entendemos como usuário qualquer pessoa que utiliza o serviço, podendo ser desde o paciente que é atendido em um consultório médico, os funcionários que trabalham na Unidade de Saúde, os donos do estabelecimento e os fornecedores dos materiais comprados. Entendendo melhor o conceito de UX, podemos entender a sua importância na saúde, para garantir uma melhor entrega de resultados e como as ferramentas digitais contribuem para isto.

As plataformas de saúde atualmente coletam, arquivam e tratam os dados em saúde, de forma segura utilizando outras ferramentas digitais, como o armazenamento em nuvem e assinaturas digitais que criptografam os dados coletados. São com essas informações que podemos registrar insumos preciosos para melhorar o final da cadeia de entrega do produto, que é o atendimento ou a orientação em saúde, com o paciente no foco do cuidado.

O paciente deve permanecer no foco do cuidado, porque além de existir uma corresponsabilização sobre o seu acompanhamento, ele auxilia o profissional de saúde na prevenção de agravos, que comprovadamente é mais barata que o tratamento de doenças.

Com isso, é possível assegurar uma melhoria da jornada do usuário, por meio de sua experiência, e ao mesmo tempo diminuir os custos em saúde, já que o paciente se preocupa mais com sua saúde, e não apenas com sua doença, utilizando ferramentas digitais, implantadas nos sistemas de saúde após a Revolução Digital na Saúde.

 

Assim como em outros âmbitos, a transformação digital veio para complementar e melhorar diversas áreas, e claro, a saúde não poderia ficar de fora. Todo esse cenário tende a evoluir e todos passam a a ganhar com isso, inclusive os pacientes.

 

*Rafael Kenji Hamada é CEO da Feluma Ventures uma Corporate Venture Builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação – felumaventures@nbpress.com

 

Sobre a Feluma Ventures

A Feluma Ventures é uma Corporate Venture Builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação. Nosso foco é a ampliação e a criação de novas atividades, ferramentas ou processos diferenciados que possam resolver as dores do mercado de saúde e serem incorporadas às Instituições de toda a rede Feluma (Fundação Educacional Lucas Machado), transformando a educação na área da saúde e, consequentemente, o bem-estar das pessoas. Pertencente ao grupo FCJ Venture Builder, multinacional que leva a inovação como base de ação com sede em Belo Horizonte (MG), pioneira no ramo de Venture Building na América Latina, presente também nos Estados Unidos, na Europa e no México.

 

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação

Tel.: 11 99327-8510l 55 11 99937-3715

E-mail: felumaventures@nbpress.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados