Marcas se preocupam cada vez mais com as práticas sustentáveis por um planeta melhor
Cada vez mais as empresas estão adotando práticas de educação ambiental e social em suas gestões.
Sejam motivadas pelas questões ESG ou por se sentirem responsáveis diversas marcas estão preocupadas com as mudanças climáticas e o meio ambiente. Conheça algumas delas:
Dentro desse cenário a Olga Ri, startup de alimentos que opera a partir de cloud kitchens entregando saladas para clientes residenciais e corporativos, possui ações sustentáveis em sua produção. Desde 2018 a empresa tem parceria com a Eu Reciclo, que garante a logística reversa do plástico e papel utilizados nas embalagens das saladas. O investimento certifica a destinação correta e reciclagem de 200% das embalagens.
Além disso, são parceiros da Musa, uma empresa de gestão de resíduos, que dá a destinação correta de todo o lixo, garantindo que 100% do resíduo não vá para aterros sanitários.
Outro ótimo exemplo é a Use Orgânico, e-commerce de cosméticos criado em 2017, possui em seu site marcas com selos de certificação nacional e internacional que comprovam a sua qualidade e procedência. A empresa faz parte do programa Eu Reciclo e além disso, as caixas de entrega e papéis que envolvem os produtos são pensadas de acordo com essa responsabilidade social, assim como, internamente com sua equipe possuem cuidado com separação de lixo e reciclagem.
A Lowko, startup de sorvetes, informou a quantidade e o tipo de embalagens que utiliza colocadas no mercado no ano anterior, as regiões onde foram comercializadas e todas as especificações do material utilizado nos potes de sorvete. A marca então optou pelo plano de compensação de 100% do total produzido no ano.
O FreeCô, odorizador sanitário desenvolvido pela FreeBrands, também faz parte do programa Eu Reciclo, por meio do processo de logística reversa de embalagens. “A empresa nasceu já com o viés da sustentabilidade. A certificação da Eu Reciclo comprova a logística reversa das embalagens do bloqueador de odores, dos lenços umedecidos antissépticos Free Wipes e do gel pós-picada de inseto Free Bite, integrando ainda mais os processos de preocupação e cuidado como meio ambiente”, afirma Guto Cunha, gerente de marketing da FreeBrands.
A Olga Ri é uma startup de alimentos que opera a partir de cloud kitchens entregando saladas para clientes residenciais e corporativos. Com tecnologia de ponta, excelência na operação e uma marca com propósito, trabalha para criar a próxima geração do foodservice no Brasil. Em 2019, recebeu o primeiro aporte de um dos maiores fundos de venture capital da América Latina – a Kaszek Ventures .
A Lowko é uma startup especializada em sorvetes de baixa caloria, sem adição de açúcar e teor de gordura reduzido. Presente há dois anos no mercado e está em diversos estados do Brasil. No Mundo Lowko, tudo é possível, inclusive tomar sorvete todos os dias. Atualmente a linha de produtos da Lowko, conta com 12 sabores, entre eles 3 veganos. Disponível em embalagens de 455ml e 100ml.
Empresa criada em 2020 para administrar as marcas FreeCô, o primeiro bloqueador de odores sanitários do país criado em 2015; Free Wipes, os lenços umedecidos antissépticos que eliminam 99% das bactérias; e Free Bite, produto que alivia a coceira e o desconforto causado por picadas de insetos.
Criada em 2017, a Use Orgânico nasceu para ser o caminho confiável entre produtos naturais, orgânicos e o consumidor. Através de uma curadoria complexa, oferece mais de 2 mil produtos de 60 marcas, entre cosméticos, corpo e banho, maquiagem, gestante e bebê, mundo pet, aromaterapia, casa e ambiente. A Use Orgânico é referência no mercado por ser transparente na sua operação em todos os momentos. O cuidado se dá na seleção dos produtos, na verificação dos certificados e selos dos fabricantes, na gestão sustentável da empresa e no compartilhamento de conhecimento, para que todos os dias mais e mais pessoas possam fazer melhores escolhas, alicerçadas na educação e no autocuidado.